-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Dormir mais e melhor pode depender do consumo de peixe
O estudo foi feito com crianças, mas é possível que as conclusões também sejam válidas para adultos.
Um artigo publicado recentemente na revista científica Scientific Reports mostrou o consumo de peixe pode ser um dos fatores que mais contribui para uma boa noite de sono.
Levado a cabo por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, o estudo foi feito com crianças chinesas e apresentou uma ligação entre o consumo regular de peixes e um sono de boa qualidade. E tudo graças ao ómega 3, nutriente presente nos peixes.
Esta não é, porém, a primeira vez que o consumo de ácidos gordos ómega 3 está associado a um bom desempenho cognitivo. Porém, este estudo veio provar o impacto do peixe. Com o consumo de peixe, as crianças apresentaram um melhor descanso noturno, que resultou ainda num melhor desempenho em testes de quociente de inteligência (QI).
Para o estudo participaram 541 crianças chinesas com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. Os cientistas pediram para que descrevessem os seus hábitos alimentares, incluindo a frequência com que consumiam peixes. Os pais das crianças, por sua vez, foram entrevistados acerca dos padrões de sono dos seus filhos, noticia o Folhapress.
Antes de cruzarem os dados dos inquéritos, os cientistas levaram a cabo um conjunto de testes de QI quando os jovens completaram 12 anos e foi aí que encontraram uma ligação entre o consumo regular de peixe e uma melhor noite de sono e ainda notas mais altas no teste de raciocínio.
Segundo os cientistas, embora o estudo tenha sido feito com crianças, é razoável imaginar que as descobertas também sejam válidas para adultos. De acordo com os autores do estudo, consumir peixe algumas vezes por mês já seria o suficiente para melhorar as funções cerebrais.
Fonte: Notícias ao Minuto