-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Governo dos Açores lança concurso público internacional para construção do Parque de Limitação de Avarias da Escola do Mar, na Horta
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, lançou um concurso público internacional para a empreitada de conceção-construção de um Parque de Limitação de Avarias integrado na Escola do Mar dos Açores, sediada no Faial.
O procedimento, publicado hoje no Diário da República, tem o preço base de 720 mil euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, sendo que o prazo para a sua execução é de 120 dias a contar da data da consignação.
Segundo o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, o Parque de Limitação de Avarias será “uma valência muito importante” da Escola do Mar dos Açores no que respeita “à formação prática nas áreas da segurança, mergulho profissional, primeiros socorros e combate a incêndios”.
As estruturas de combate a incêndio e de limitação de avarias a instalar no Parque de Limitação de Avarias vão permitir a realização de formação específica para minimizar o risco de incêndio e manter um estado de prontidão para reagir a situações de emergência a bordo, estando previstos treinos de combate a incêndios de vários tipos, incluindo em situações de espaços abertos e confinados, com diversos gases e hidrocarbonetos.
Será ainda projetado um tanque de mergulho, de 3,5 metros, para a prática de exercícios subaquáticos, especificamente soldadura subaquática, integrados na formação de mergulho profissional.
Considerando o risco elevado associado àquelas atividades, devido à utilização de produtos inflamáveis na simulação de fogos, a conceção do Parque de Limitação de Avarias apresenta grande complexidade técnica, desde logo no processo de conceção, quer no processo construtivo como no processo de montagem, pelo que será contratada uma única entidade para a sua projeção, produção e montagem no local.
Refira-se que a formação prática que vai decorrer no Parque de Limitação de Avarias está em conformidade com as convenções STCW (International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers) e STCW-F (Normas de Formação, Certificação e de Serviço de Quartos para o Pessoal dos Navios de Pesca), sendo esta estrutura essencial para a certificação internacional da Escola do Mar dos Açores.
Fonte: GaCS