-
Governo dos Açores recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável - 23 Maio, 2022
-
Avião cargueiro - 13 Maio, 2022
-
Açores com avião cargueiro no fim do verão - 13 Maio, 2022
-
Encerramento da pesca dirigida ao atum Rabilho - 13 Maio, 2022
-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 3 Maio, 2022
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 3 Maio, 2022
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022

Governo dos Açores recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável
No passado dia 20, Dia Europeu do Mar, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, recebeu o relatório final da COOL Açores – Convenção das Organizações para um Oceano Limpo, elaborado por 24 organizações não governamentais açorianas.
O documento faz um retrato dos problemas ambientais considerados, pelas organizações, como sendo de mais urgente resolução e apresenta propostas de soluções que possam garantir a sustentabilidade do oceano, peça-chave no desenvolvimento social, cultural e económico do arquipélago.
“Este é um documento fundamental para que o Governo Regional possa tomar decisões informadas e implementar medidas de prevenção e de gestão de resíduos adequadas que permitam reverter os impactos da poluição marinha. O contributo das organizações que participaram na COOL Açores permitiu criar este relatório que nos oferece informação detalhada sobre os problemas mais urgentes e considerados como problemas de resolução prioritária”, explica Alonso Miguel.
O Governo Regional analisará este documento e as possíveis integrações das propostas de solução indicadas, como parte da sua estratégia de proteção do ecossistema marinho dos Açores, cujo valor e riqueza são únicos a nível mundial.
O processo que levou à conclusão do relatório final da COOL Açores é revelador do envolvimento crescente das organizações não governamentais açorianas na proteção do seu património natural e do seu empenho em mobilizar toda a sociedade a contribuir para o futuro da região, que passa pela sustentabilidade e proteção deste inestimável tesouro que é o mar dos Açores.