-
A pesca pode alimentar mais 72 milhões de pessoas – se deixarmos o mar recuperar - 3 Março, 2021
-
Entrevista a Jonas Carreiro, administrador da AZORFISK - 3 Março, 2021
-
Dez toneladas de atum rabilho descarregadas no último fim-de-semana no porto de Ponta Delgada - 3 Março, 2021
-
Entrevista ao Conselho de Administração da Lotaçor - 2 Março, 2021
-
Lotaçor com nova administração - 2 Março, 2021
-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
Governo dos Açores regulamenta pesca por Arte de Cerco e por Arte de Levantar
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia estabeleceu, após audição dos parceiros do setor, um regulamento para o exercício nos Açores da pesca por Arte de Cerco e por Arte de Levantar.
A portaria, hoje publicada em Jornal Oficial, pretende uniformizar o uso destas artes de pesca, que não podem utilizar redes com malhagens inferiores a 16 mm, exceto se a pesca se destinar a isco-vivo, em que as malhagens podem ter até 8 mm.
Esta portaria vem rever a regulamentação existente sobre o exercício da pesca por Arte de Cerco e vem regulamentar, pela primeira vez na Região, a Arte de Levantar, nomeadamente o enchelavar, um método muito usado nos Açores que utiliza uma rede em forma de saco, que possui na boca uma armação em metal ou madeira.
Estes métodos de pesca são utilizados sobretudo para a captura de chicharro, mas também de outras espécies, como a sardinha, a boga e o peixe-rei.
Com esta portaria, o Governo Regional pretende garantir maior sustentabilidade nas atividades de pesca que utilizam estas artes, contribuindo, desta forma, para uma exploração mais equilibrada dos recursos existentes no mar dos Açores.
Fonte: GaCS/SRMCT