-
Artur Lima exige e consegue suspensão da proposta das Obrigações de Serviço inter-ilhas - 16 Abril, 2021
-
José Manuel Bolieiro é o novo Vice-Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas - 16 Abril, 2021
-
Ministro do Mar e Secretária de Estado das Pescas inauguram Centro Biomarinho da Nazaré - 16 Abril, 2021
-
Ricardo Serrão Santos visita Navio de Investigação Mário Ruivo - 16 Abril, 2021
-
Embalamento de lapas instalado na nova lota do Funchal - 15 Abril, 2021
-
A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? - 15 Abril, 2021
-
Projecto de segurança contra incêndios está a atrasar Escola do Mar dos Açores - 15 Abril, 2021
-
A tradição do mergulho para a apanha de pérolas no Dubai - 12 Abril, 2021
-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 11 Abril, 2021
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 11 Abril, 2021
Gui Meneses vai defender, em Bruxelas, manutenção da quota do goraz para os Açores
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia participa segunda-feira, em Bruxelas, na reunião do Conselho de Agricultura e Pescas da União Europeia onde vão ser discutidas as possibilidades de pesca de peixes de profundidade, entre os quais o goraz.
A proposta da Comissão Europeia prevê que a quota para esta espécie atribuída aos Açores seja reduzida em 12% em 2017 e 12% em 2018, em relação à quota disponível este ano.
“O Governo dos Açores vai defender a manutenção das 507 toneladas da quota de goraz para a Região”, assegurou Gui Meneses, frisando que “têm sido implementadas no arquipélago várias medidas importantes para garantir a sustentabilidade desta pescaria, entre as quais a introdução de um período de defeso na altura da desova e o aumento do tamanho mínimo de captura desta espécie”.
Gui Menezes salientou ainda que os resultados do cruzeiro científico de análise ao estado da população de espécies demersais nos Açores “indicam que a população de goraz está a dar sinais de recuperação em praticamente todas as áreas que foram amostradas e que cobrem as nove ilhas do arquipélago”.
O titular da pasta das Pescas afirmou que o estudo sobre o impacto socioeconómico das reduções na quota de goraz realizado pelo Governo dos Açores, que tem estado a ser analisado pelos cientistas do Conselho Internacional para a Exploração do Mar [ICES] e por técnicos da Comissão Europeia, “poderá ter algum peso na decisão a ser tomada no Conselho das Pescas”.
O Secretário Regional do Mar participa nesta reunião integrado na delegação nacional liderada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Fonte: GaCS