-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Ílhavo quer ser referência em investigação na área da aquacultura
Ílhavo acolhe algumas das mais ativas aquaculturas do país, estatuto a que deseja associar um pólo de referência na investigação e desenvolvimento para apoiar o sector (c/áudio).
A autarquia aproveita, assim, o impulso anunciado pelo Governo no âmbito do Programa 2020. Para tanto, desafiou a Universidade de Aveiro a instalar o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA), a que se juntaram também como parceiros a Associação Portuguesa de Aquacultura e a Administração do Porto de Aveiro.
“O protocolo hoje assinado tem todo o significado para Ílhavo. Queremos valorizar a Ria em termos económicos, nomeadamente no desenvolvimento da aquacultura, onde somos campeões na produção de ostras. Há muito caminho para a andar”, disse Fernando Caçoilo, ao final da manhã, no Museu Marítimo de Ílhavo.
“Associando o conhecimento, o centro pode ser a mais valia para as empresas darem o salto. Hoje exportamos metade da produção para França, são eles que têm a mais valia. É produto de excelência, com grande potencial”, sublinhou.
A Câmara quer aproveitar o plano Aquacultura +, no âmbito do programa 2020, um momento de investimentos que irá motivar candidaturas para atividades futuras do centro a instalar no Ecomare, na Gafanha da Nazaré, envolvendo como parceiros a Associação Portuguesa de Aquacultura e o Porto de Aveiro, que facultará a antiga depuradora.
O reitor da Universidade de Aveiro mostrou-se agradado pela participação no projeto. “Poderemos testar soluções inovadoras pré-industriais, para desenvolver métodos de produção de aquacultura sustentáveis, ambiental e economicamente”, sublinhou.
Fonte: Notícias de Aveiro