Social
IV Travessia do Canal Pico-Faial em Jangada

IV Travessia do Canal Pico-Faial em Jangada

A Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) e o Observatório do Mar dos Açores (OMA) organizaram no passado dia 18 de julho, com o apoio de várias instituições, uma nova edição desta travessia caracterizada pelas jangadas serem construídas com materiais recicláveis ou reutilizáveis.

Esta ação com os objetivos de “sensibilizar as pessoas das várias faixas etárias, para a importância da reciclagem/reutilização do lixo e de mostrar principalmente aos jovens que é possível dar utilidade a materiais, que a maioria das pessoas deitam fora e que por sua vez acabam por ir ter ao mar/praias”, foi um sucesso.

A azafama existente na rampa do porto de varagem da Horta no sábado de manhã, onde as 7 jangadas participantes se preparavam para sair para o mar foi prova disso.

Mas, o tempo parecia não ajudar e as condições no canal Pico-Faial não permitiam a sua travessia, tendo-se optado por uma mudança de percurso, tendo a regata o seu inicio no porto da Horta e a sua meta na praia do Almoxarife.

A saída do Porto da Horta foi em ambiente de festa e de antecipação, as 7 jangadas desfraldaram as suas velas, colocaram os “remos” na água e na companhia de vários barcos de apoio, do Clube Naval da Horta, e de duas pranchas de Stand Up Padlle, deram inicio a esta aventura reciclável.

Após cerca de 2 horas a primeira jangada “Peixe-Agulha” atracou na praia entre gritos de alegria, onde a equipa do OMA, composta por jovens entre os 12 e os 16 anos (com exceção da responsável) se sagrou campeã da regata.

Aos poucos todas as outras jangadas chegaram à meta, sendo que este ano nenhuma ficou pelo caminho e nenhum material se perdeu no mar.

A partir das 18:00 realizou-se junto à lota um convívio de entrega de prêmios, com todos os participantes, tendo os prêmios sido entregues pelo júri , composto pelo Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, pelo Vice-Presidente do OMA Rogério Feio e pela Raquel Marins, com a presença do Capitão do Porto Aguiar Branco, do vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, Luís Botelho, em clima de festa.

Os troféus feitos de lixo marinho pela artista local Ana Correia, foram então destinados ao primeiro lugar, como referido acima, entregue à equipa do OMA com a jangada “Peixe-Agulha”, à jangada mais Ecológica, entregue à jangada “Espalamaca” e à equipa com maior Fair-Play, entregue à jangada “Frigonetas”.

A organização agradece todo o apoio e a todos os participantes que foram cruciais para o sucesso desta ação. Para o ano há mais!

ApedroOliveiraPhotography_10

Jangada “Aquaticus” – Foto: ApedroOliveiraPhotography

ApedroOliveiraPhotography_80

Jangada “Caution” – Foto: ApedroOliveiraPhotography

ApedroOliveiraPhotography_47

Jangada “Espalamaca” – Foto: ApedroOliveiraPhotography

ApedroOliveiraPhotography_20

Jangada “Frigonetas” – Foto: ApedroOliveiraPhotography

JoseMacedo_76

Jangada “Kiage, calmos mas seguros 35/62” – Foto: José Macedo

ApedroOliveiraPhotography_76

Jangada “Maria Bidona Super Jangada” – Foto: ApedroOliveiraPhotography

JoseMacedo_78

Jangada “Peixe Agulha” – Foto: José Macedo

 

 

Deixe um Comentário