-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021

Marinha acompanha e vigia as atividades oceanográficas no mar dos Açores
A Marinha acompanhou nos últimos dias a área de operações do navio de investigação científica de bandeira comunitária, com o objetivo de verificar a conformidade geográfica das atividades autorizadas pelo Estado Português com as que são desenvolvidas, e consequentemente, garantir a segurança da navegação nacional e estrangeira nos espaços de responsabilidade nacional.
Este navio de investigação encontra-se a efetuar uma campanha oceanográfica, no âmbito do mapeamento do sistema frontal dos Açores por meio de um CTD (Conductivity Temperature Depth) e scan fish (CTD rebocado), na ZEE nacional a cerca de 110 milhas a sudeste da ilha de S. Maria, autorizada pelo Estado português durante o período de 10 de março a 1 de abril de 2017.
O sistema frontal dos Açores é uma área definida pela transição entre as águas frias do atlântico e as águas quentes do subtropical e tropical atlântico, que produz a denominada corrente dos Açores.
Nesta missão de vigilância e patrulha nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição na Região Autónoma dos Açores contou com o empenhamento do NRP Viana do Castelo apoiado pelo Comando da Zona Marítima dos Açores, através do seu Posto de Comando, que forneceu em tempo real ao navio todo o panorama na área da missão.
A Marinha está empenhada na monitorização de potenciais navios de investigação científica que possam estar a operar na região sem a devida autorização do Estado português.
Foto: ©Marinha Portuguesa
Fonte: Marinha Portuguesa