-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Vende-se embarcação de pesca profissional “Sandro” - 24 de Julho, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
-
Encerramento de pescaria - 19 de Maio, 2023
-
Fecho da quota do atum Rabilho - 12 de Maio, 2023
-
Instalação de equipamentos de monitorização contínua - 12 de Maio, 2023
-
Comunicado de esclarecimento da JB Electrónica - 21 de Outubro, 2022
-
Governo dos Açores recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável - 23 de Maio, 2022

Marinha acompanha e vigia as atividades oceanográficas no mar dos Açores
A Marinha acompanhou nos últimos dias a área de operações do navio de investigação científica de bandeira comunitária, com o objetivo de verificar a conformidade geográfica das atividades autorizadas pelo Estado Português com as que são desenvolvidas, e consequentemente, garantir a segurança da navegação nacional e estrangeira nos espaços de responsabilidade nacional.
Este navio de investigação encontra-se a efetuar uma campanha oceanográfica, no âmbito do mapeamento do sistema frontal dos Açores por meio de um CTD (Conductivity Temperature Depth) e scan fish (CTD rebocado), na ZEE nacional a cerca de 110 milhas a sudeste da ilha de S. Maria, autorizada pelo Estado português durante o período de 10 de março a 1 de abril de 2017.
O sistema frontal dos Açores é uma área definida pela transição entre as águas frias do atlântico e as águas quentes do subtropical e tropical atlântico, que produz a denominada corrente dos Açores.
Nesta missão de vigilância e patrulha nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição na Região Autónoma dos Açores contou com o empenhamento do NRP Viana do Castelo apoiado pelo Comando da Zona Marítima dos Açores, através do seu Posto de Comando, que forneceu em tempo real ao navio todo o panorama na área da missão.
A Marinha está empenhada na monitorização de potenciais navios de investigação científica que possam estar a operar na região sem a devida autorização do Estado português.
Foto: ©Marinha Portuguesa
Fonte: Marinha Portuguesa