-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 17 horas atrás
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 18 horas atrás
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Futuro dos Fundos Europeus - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Eurodeputada Maria Graça Carvalho avança possibilidade de ser criado o POSEI Transportes que financie as ligações marítimas com os Açores - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Manuel São João apela ao setor das pescas para remar todo para o mesmo lado - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Única empresa açoriana de aquacultura avança com cultura industrial em 2023 - 7 Abril, 2022

Ministro do Mar acompanhou trabalhos de mapeamento de coral vermelho ao largo de Albufeira
O ministro do Mar acompanhou ontem, segunda-feira, ao largo de Albufeira, os trabalhos de uma equipa do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que está a mapear a distribuição de coral vermelho (corallium rubrum) na costa portuguesa.
Trata-se de uma espécie vulnerável, alvo de apanha ilegal para joalharia e objetos decoração e também outras ameaças, como redes de pesca, e que Ricardo Serrão Santos está empenhado em proteger.
“Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo Governo e que prevê coimas elevadas”, refere o Ministério do Mar, em comunicado.
O governante referiu também que está já em consulta pública um novo decreto-lei sobre o licenciamento de pesca que irá conter um artigo com uma referência especial à proibição da pesca do coral vermelho.
O coral vermelho é um animal crescimento extremamente lento, com taxas de crescimento inferiores a 0,5 milímetros por ano, encontrando-se colónias deste coral com mais de 100 anos de idade.
No Mar Mediterrâneo, populações inteiras de coral vermelho sofreram efeitos devastadores devido à apanha para a produção de joalharia. Têm também sofrido o impacto das alterações climáticas, com o aquecimento das águas.
Fonte: DiariOnline Região Sul