Social
Nadadores-salvadores podem vir a ter de usar máscara, óculos e bata

Nadadores-salvadores podem vir a ter de usar máscara, óculos e bata

Época balnear ainda está a ser preparada, mas já é certo que não vai haver respiração boca-a-boca. E este verão, quando olhar para o nadador-salvador, talvez veja equipamentos novos.

Ver um nadador-salvador de óculos, bata e máscara nas praias portuguesas pode vir a ser uma realidade durante este verão. A duas semanas do arranque da época balnear, marcado para o dia 6 de junho, ainda estão a ser preparadas as normas de atuação dos nadadores-salvadores, mas uma coisa já é certa: não haverá respiração boca-a-boca no socorro.

À TSF, o diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), comandante Velho Gouveia, garante que há “alternativas a essa modalidade de prestação de Suporte Básico de Vida, nomeadamente a utilização de um kit de oxigénio ou de bombas manuais”.

Este último caso tem, no entanto, uma “nuance”: para ser utilizada, a bomba manual precisa que estejam “presentes dois nadadores-salvadores”, uma situação que o comandante garante ser “fácil de resolver”.

Além de protegerem os banhistas, os nadadores-salvadores vão ter enfrentar um novo desafio ao terem também de proteger-se. E, para isso, poderão vir a ter de usar óculos, bata e máscara.

A máscara será de utilização “conveniente”, sempre que não for um “obstáculo”, tal como o uso de “óculos e uma bata”. As normas, recomendações e protocolos vão ser publicados “nos próximos dias”.

Fonte: TSF

Deixe um Comentário