Avaliação da Sustentabilidade das capturas acessórias dos Tubarões de Profundidade nos Açores

 O projeto SOS TubaProf irá decorrer entre 2020 e 2023, com o objetivo de avaliar a sustentabilidade das capturas indesejadas de tubarões de profundidade e promover o trabalho conjunto entre pescadores e cientistas para:

  • Recolher dados sobre os tubarões de profundidade, 
  • Avaliar as abundâncias destas espécies e 
  • Estudar medidas para aliviar os impactos das interações com tubarões, ditas de “mitigação”.

Com este projeto pretende-se encontrar o melhor compromisso entre a exploração dos recursos demersais e a conservação da biodiversidade de tubarões de profundidade.

blank
blank
  • WP1 – Recolha de dados // Qual é a frequência e amplitude das capturas acessórias e dos danos causados pelos tubarões de profundidade nas pescarias demersais? Quais as espécies? Quais as características da pesca?

Será solicitada aos pescadores a recolha de dados sobre as capturas acessórias e os danos que causam os tubarões de profundidade nos aparelhos de pesca para melhor conhecer e quantificar estas interações.

blank
  • WP2 – Biodiversidade e abundâncias // Qual é a diversidade e as abundâncias de tubarões de profundidade nos Açores?

Serão implementadas técnicas inovadoras e não invasivas para avaliar a diversidade e as abundâncias, comparando estes resultados com métodos tradicionais de pesca.

blank
  • WP3 – Habitats essenciais // Quais são as zonas onde ocorrem etapas chave do desenvolvimento dos tubarões, tal como acasalamento, desova e crescimento?

Combinando os dados dos WP1 e 2 com dados disponíveis de pesca, serão identificados habitats chave dos tubarões de profundidade para uma melhor gestão dos recursos.

blank
  • WP4 – Seletividade // Que alterações das artes de pesca poderiam ser eficazes para reduzir as capturas indesejadas de tubarões e/ou os danos causados nos aparelhos de pesca pelos tubarões de profundidade, sem reduzir as capturas das espécies alvo? 

Serão realizadas experiências de pesca a bordo de embarcações de pesca profissional a operar com palangre de fundo e linha de mão para testar a eficiência de diferentes alterações da arte de pesca.

blank
  • WP5 – Sobrevivência // Qual a capacidade de sobrevivência dos tubarões de profundidade, após libertação, nas operações de pesca profissional? 

Serão realizadas experiências de pesca a bordo de uma embarcação de pesca profissional a operar com palangre de fundo para avaliar a sobrevivência após libertação. Serão desenvolvidos e testados aparelhos de libertação de fácil manuseamento e que potenciem a sobrevivência dos tubarões quando libertados. 

blank
  • WP6 – Transferência de conhecimento entre pescadores e cientistas // Qual é o conhecimento que os pescadores e os cientistas têm sobre os tubarões de profundidade? O que se pode aprender em conjunto para encontrar o melhor compromisso entre uma exploração rentável dos recursos demersais e a conservação dos tubarões de profundidade?

Serão organizados vários workshops e eventos para aproximar pescadores e cientistas, de modo a desenvolver uma relação de confiança e transparência entre ambos.

Segue-nos no Facebook/Instagram para saber as últimas novidades do projeto

Facebook: https://www.facebook.com/SosTubaProf 

Instagram: https://www.instagram.com/sostubaprof/?hl=pt

Ficamos disponíveis para qualquer pergunta sobre o projeto ou sobre os tubarões de profundidade!

Por favor contacte-nos: [email protected]

Se encontrar algum tubarão que não conhece, também pode contactar-nos.