Qual é o interesse deste projeto para os pescadores?
Se hoje os tubarões de profundidade são espécies de captura proibida é porque se sabe que são altamente vulneráveis, e que não podem suportar níveis de pesca tão elevados como as espécies de peixes ósseos.
Estas espécies são também proibidas porque se sabe muito pouco acerca delas e se considera que temos pouca informação – por esta razão o “princípio da precaução” foi aplicado => “a avaliação não permite determinar o risco com certeza suficiente, mas por ter efeitos potencialmente perigosos para a conservação destas espécies, as suas capturas são proibidas”.
A Comissão Europeia não autorizará a pesca / desembarque destas espécies, até que hajam provas científicas que suportem a existência de abundâncias “suficientes” que permitam as capturas sem comprometer a sua conservação.
Este projeto é do interesse de todos os pescadores!
• Para os que têm interesse em capturar tubarões de profundidade: é necessário recolher dados para avaliar se as abundâncias são “suficientes” para justificar o nível de captura. Evidências científicas de elevadas abundâncias de tubarões de profundidade podem contribuir para justificar um aumento da quota para as capturas acessórias de algumas espécies, ou até mesmo justificar a existência de uma quota para pesca dirigida, sendo uma mais valia para o sector.
• Para os que preferem, pelo contrário, evitar as capturas de tubarões de profundidade: com os dados recolhidos durante este projeto, vamos perceber melhor quais as condições, características e zonas de pesca que favorecem as interações com tubarões, e aconselhar sobre a melhor forma de as evitar.
Outras vantagens do projeto
• Promover a colaboração e as relações de confiança entre os pescadores e os cientistas, através da transferência de conhecimento que permitirá uma aprendizagem mútua bem como perceber melhor quais as necessidades de ambos para se conseguir a realização de práticas de pesca mais sustentáveis quer ao nível ambiental, quer socioeconómico.
• Os dados científicos (tal como os do PNRD) são usados para ajudar a definir as medidas de gestão das pescas. (Nota: não são os cientistas que definem estas medidas, mas os dados são fundamentais para apoiar a decisão sobre as medidas a adotar na gestão das pescas.) Quanto maior for a quantidade de dados – de qualidade! – mais ajustadas serão as medidas de gestão adotadas para as pescarias locais.
• Participação na investigação sobre um meio pouco conhecido, grandemente inexplorado como é o mar profundo, de espécies desconhecidas com potencial de descoberta de novas espécies ou de novos registos para a região (i.e. espécies conhecidas mas que não se sabia que ocorriam cá).
• Pode contribuir para melhorar a imagem pública dos pescadores, processo importante para os pescadores numa altura em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade das pescarias e estado de conservação do peixe que comem.
• Responde às necessidades identificadas ao nível da Comissão Europeia, que faz frequentemente pedidos oficiais à Região relativamente aos tubarões de profundidade. A necessidade de recolher dados e melhorar o conhecimento sobre os tubarões de profundidade é uma questão urgente para a Comissão Europeia.
- Ficamos disponíveis para qualquer pergunta sobre o projeto ou sobre os tubarões de profundidade!
- Por favor contacte-nos: [email protected]
- Se encontrar algum tubarão que não conhece, também pode contactar-nos.