Social
Portugal entre países que continuam a permitir pesca de arrastão no mar profundo

Portugal entre países que continuam a permitir pesca de arrastão no mar profundo

Portugal é um dos países que continua a permitir a pesca de arrastão no mar profundo, nociva para o ecossistema do mar profundo, alertam dois relatórios divulgados hoje em Inglaterra por um coletivo de organizações defensoras da natureza.

“Apesar das resoluções consecutivas da ONU apelando à ação urgente, países como a Coreia do Sul, Rússia, Ilhas Cook, Espanha, Portugal, França, Austrália, Nova Zelândia e Japão continuam a permitir que os seus barcos pesquem no mar profundo em águas internacionais usando material de pesca de arrastão do fundo”, refere um comunicado.

A denúncia surge na sequência de dois relatórios de especialistas internacionais, um realizado durante um ‘workshop’ organizado pelo Centro Nacional de Oceanografia em Southampton e outro pela Coligação para a Conservação do Mar Profundo (DSCC na sigla inglesa), um coletivo de organizações como a Greenpeace e o Pew Environment Group.

No primeiro estudo, os Açores são considerado um caso de referência porque a pesca de arrastão em mar profundo é proibida desde 2005, embora ainda seja permitida a pesca à linha em mar profundo. 

Fonte: RTP Açores

Deixe um Comentário