-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - acerca de 1 hora atrás
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - acerca de 1 hora atrás
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 15 Janeiro, 2021
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 14 Janeiro, 2021
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
PS/Açores destaca importância da valorização de produtos na pesca e agricultura
Os deputados do PS/Açores destacaram hoje a importância da valorização dos produtos nos setores da pesca e da agricultura, alegando que os produtores e os empresários estão cada vez mais despertos para essa necessidade.
“Encontrámos um setor estável, com esperança. Os pescadores sabem que há um longo caminho a percorrer, mas estão motivados, empenhados, percebendo cada vez mais a importância não só da sustentabilidade, mas acima de tudo da valorização deste pescado”, disse à agência Lusa o deputado socialista Mário Tomé.
Os deputados do PS na Assembleia Legislativa dos Açores reuniram-se hoje com um produtor agrícola, uma empresa de carnes e laticínios, uma empresa de comercialização de pescado e uma associação de armadores, na ilha Terceira.
Segundo Mário Tomé, a comunidade piscatória da freguesia de São Mateus, a segunda maior dos Açores, tem uma perspetiva otimista do futuro do setor.
“Foi-nos transmitido um dado muito importante, que tem a ver com a distribuição equitativa dos rendimentos. No ano 2016, em 140 dias de mar, houve rendimentos individuais dos pescadores na ordem dos sete mil euros”, frisou.
A escassez do atum marcou o setor das pescas pela negativa em 2016, mas o deputado socialista disse que, este ano, os indícios são “muito positivos”.
Mário Tomé realçou, ainda, a importância da aposta na formação profissional para os jovens pescadores.
Por outro lado, o parlamentar socialista disse que as empresas de comercialização também têm sabido inovar e valorizar o peixe dos Açores, como a Peixaria Silveira, que exporta peixe fresco e congelado.
“É uma empresa que tem um cariz muito familiar, que tem dez colaboradores e que, obviamente, tem a perceção dos novos desafios que se avizinham do ponto de vista da comercialização”, frisou.
…
Foto: José Sousa
Fonte: Açoriano Oriental