-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Resgatados tripulantes de embarcação que afundou a nordeste da Praia da Vitória
O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, coordenou na segunda-feira, o resgate de 2 tripulantes da embarcação “Carmen Filomena”, que se encontrava a afundar a cerca de 7,5 km a nordeste da Praia da Vitória.
O pedido de auxílio foi recebido na Capitania do Porto da Praia da Vitória, pelas 11h10, horas locais, através de contacto telefónico, da Marina da Praia da Vitória, dando conta que a embarcação “Carmen Filomena”, registada naquele porto, com cerca de 11 metros de comprimento, se encontrava em situação de naufrágio iminente.
Cerca das 11h58 foi encontrada, junto da embarcação, uma balsa salva-vidas com dois náufragos adultos, do sexo masculino e nacionalidade portuguesa, tendo sido recolhidos com o apoio da lancha “Europa” da Administração Portuária. Os sobreviventes confirmaram serem os únicos a bordo no momento do incidente, tendo sido transportados, ilesos, para o porto de Praia da Vitória.
A embarcação, após tentativa de reboque para o Porto da Praia da Vitória com recurso ao rebocador “Bravo”, veio a afundar-se cerca das 16h45, não apresentando perigo para a navegação.
As operações foram dirigidas no local pelo Capitão do Porto da Praia da Vitória e envolveu também a lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos. As condições meteorológicas no local do acidente eram vento fraco de noroeste, aproximadamente 9 km/h, e ondulação de 1,5 metros do quadrante norte.
Fonte: Açoriano Oriental