-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Comunicado de esclarecimento da JB Electrónica
Por solicitação, publicamos um esclarecimento que nos foi enviado pela empresa JB Electrónica, sobre o sistema Monicap.
Na sequência das recentes especulações que circulam no meio marítimo em que prestamos a nossa atividade profissional, sobre os motivos apontados para a recente cessação por parte da nossa empresa, da assistência técnica ao sistema Monicap, os quais de uma maneira menos própria, pretendem denegrir a nossa empresa, ou fazer passar uma imagem menos correta de uma empresa que prestou serviços ao sistema Monicap, por mais de duas décadas, como é o nosso caso, sentimos a necessidade de vir a publico esclarecer os reais motivos pelos quais nos vimos obrigados a solicitar a cessação do referido contrato de credenciação da nossa empresa com a Xsealence – Sea Technologies, S. A.
Efetivamente, e por várias razões que se vinham a acumular nos últimos anos, tais como falta de equipamentos de substituição, ou atrasos no envio dos mesmos, descontinuação das antenas Mini-C, do mercado, sem que se encontrassem alternativas para o problema, reparação deficiente dos equipamentos por parte do fabricante, falhas nas ferramentas de hardware (programa de manutenção MEMCM) etc, vimo-nos forçados a tomar esta decisão.
Aliados a estes motivos, outros existiram do foro das relações entre a nossa empresa e o fabricante dos equipamentos EMC acima mencionado, que por serem de caracter institucional não serão aqui mencionados.
Foi efetivamente uma decisão bastante ponderada, e que tentamos a todo o custo evitar, mas que infelizmente nos vimos obrigados a tomar, sob pena de vermos a situação agravar-se, e arrastar-se no tempo, prejudicando os armadores e proprietários das embarcações, que em ultima instancia, são os que menos culpa têm no processo, sem que fossem tomadas medidas por parte das entidades responsáveis, para mitigar todas as lacunas de que o sistema Monicap está a padecer, e que se têm agravado nos últimos anos.
Pelo exposto, esperamos ter clarificado as razões do afastamento da nossa empresa da prestação de serviços de intervenção nos equipamentos EMC.
Ponta Delgada, 18 de Outubro de 2022
Helder Amorim