-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Conselho Regional das Pescas está reunido na Horta, para debater estratégias de gestão para o setor
O Conselho Regional das Pescas, órgão de caráter consultivo da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, está reunido na Horta, para debater medidas e estratégias de gestão para o setor.
O Secretário Regional do Mar adiantou que um dos temas a ser discutido com os conselheiros será “o apoio ao abate de artes de pesca menos seletivas”, como redes de emalhar, armadilhas e palangre de fundo.
Segundo Gui Menezes, serão ainda apresentadas “novas medidas legislativas com o objetivo de continuar a assegurar a sustentabilidade ecológica, económica e social do setor”, nomeadamente a implementação de quotas de pesca regionais para algumas espécies e a implementação de áreas de restrição à pesca, com o objetivo de, a médio prazo, potenciar as capturas nessas áreas”.
O Secretário Regional referiu ainda que, no seguimento da aprovação do Plano de Restruturação das Pescas, em 2018, será apresentado aos conselheiros o balanço das iniciativas levadas a cabo pelo Governo dos Açores.
Gui Menezes adiantou que também serão abordados temas relacionados com os modelos de gestão das principais pescarias, como o goraz, o alfonsim e o imperador, e serão apresentados “resultados da última campanha de monitorização das espécies de peixes demersais e de profundidade dos Açores”.
Nesta reunião serão ainda debatidos assuntos como o Programa Nacional de Recolha de Dados, a recolha de dados na pesca lúdica e o embarque de observadores de pesca, entre outros.
Fonte: GaCS