Social
Cursos de Arrais de Pesca e Condução de Motores beneficiaram 355 pescadores açorianos no último ano

Cursos de Arrais de Pesca e Condução de Motores beneficiaram 355 pescadores açorianos no último ano

O Diretor Regional das Pescas adiantou, nas Velas, que a formação em Arrais de Pesca e Condução de Motores “beneficiou, no último ano, cerca de 355 pescadores” de várias ilhas dos Açores.

Luís Rodrigues falava sexta-feira durante uma aula do Curso de Pescador que está a decorrer em São Jorge e que conta com duas dezenas de formandos de vários portos de pesca desta ilha.

O Diretor Regional reiterou que o Governo dos Açores defende que “a aposta na formação nas pescas é a melhor forma de dignificar quem do mar faz forma de vida”, salientando que os cursos “têm beneficiado pescadores que trabalhavam de forma precária, com autorizações provisórias de embarque”.

A organização do Curso de Pescador que está a decorrer nas Velas envolveu, para além da Direção Regional das Pescas, a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge e a Federação das Pescas dos Açores.

“Estamos a trabalhar com diferentes instituições com o objetivo de operacionalizar mecanismos para a capacitação dos pescadores e armadores”, afirmou Luís Rodrigues, referindo o trabalho em parceria com a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, que “levou à escola cerca de uma centena de pescadores das ilhas Terceira e São Miguel”, que concluíram diferentes níveis de ensino.

O Diretor Regional proferiu também uma palestra na Escola Secundária das Velas sobre ‘Sustentabilidade da Pesca no Mar dos Açores”, dirigida a alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano de Biologia.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário