-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Declaração de Hamilton está em sintonia com as políticas regionais para o mar, afirma Diretor Regional dos Assuntos do Mar
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou hoje, na Horta, que a Declaração de Hamilton está em sintonia com as políticas do Governo dos Açores para o mar, salientando a “necessidade de proteger a biodiversidade marinha também nas áreas para além da jurisdição nacional”.
Filipe Porteiro falava na abertura da reunião anual da Comissão do Mar dos Sargaços e dos signatários da Declaração de Hamilton, que conta com a presença do Ministro da Educação das Bermudas e de representantes do Reino Unido, EUA, Mónaco, Bahamas, Canadá e Ilhas Caimão.
Na sua intervenção, salientou que a política regional no que respeita à conservação do meio marinho e à promoção de atividades humanas marítimas sustentáveis “começou há algumas décadas”, frisando que se trata de “uma pedra angular para o progresso e desenvolvimento socioeconómico” dos Açores.
Nesse sentido, afirmou que o Governo Regional pretende “harmonizar as iniciativas de ‘crescimento azul’ com a conservação dos recursos marinhos”, acrescentando que a participação dos Açores na cs “é importante para a conservação do património comum”.
A Declaração de Hamilton para a Conservação do Mar dos Sargaços foi assinada, em 2014, pelas Bermudas, Reino Unido, Principado do Mónaco, Estados Unidos da América e Região Autónoma dos Açores, tendo sido subscrita mais tarde pelo Canadá e pelas Ilhas Caimão.
O Governo dos Açores propôs à Comissão do Mar dos Sargaços que a reunião de 2017 decorresse na cidade da Horta, no Faial, tendo apoiado toda a sua organização.
Fonte: GaCS