Social
Deputados do PSD Açores defendem na Assembleia da República compensação aos pescadores durante interdição de pesca ao goraz

Deputados do PSD Açores defendem na Assembleia da República compensação aos pescadores durante interdição de pesca ao goraz

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República defendem que o Governo da República e o Governo Regional “devem solicitar a ativação dos mecanismos comunitários de compensação, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca, para fazer face ao período de defeso da pesca do Goraz, entre 15 de janeiro e 29 de fevereiro”.

Segundo explicou António Ventura, esse período de defeso “foi estabelecido pelo Governo Regional, e fez com que o rendimento dos pescadores açorianos diminuisse muito. Ainda mais porque ocorre numa altura em que o inverno tem sido desfavorável, impedindo a pesca de outras espécies piscícolas e afetando toda a fileira”, avançou.

O social democrata explicou que os pescadores açorianos “se queixam destas duas situações, que estão a ser lesivas para os seus rendimentos. A interdição à pesca do Goraz é uma medida de sustentabilidade na gestão da espécie, mas não se pode esquecer a perda de rendimento dos pescadores açorianos”, considera.

Berta Cabral e António Ventura apontam “a ativação dos mecanismos comunitários de compensação, ou a criação de mecanismos de compensação próprios. Mas têm de ser os governos regional e da República a demonstrar interesse por essas soluções, e foi nesse sentido que questionamos o executivo nacional”, concluem.

Fonte: Rádio Graciosa

Deixe um Comentário