-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Directiva europeia ameaça pesca no norte de Portugal
Em causa está o uso de redes de deriva, usadas para apanhar sardinha, lampreia e sável, com grande importância nesta região.
Os pescadores do litoral norte dizem-se preocupados com a proibição das redes de deriva na actividade pesqueira.
Em causa está uma directiva de Bruxelas que proíbe a utilização deste tipo de rede em todo o espaço da União Europeia. O novo quadro regulamentar está a ser ultimado pelas instâncias comunitárias.
Em declarações à Renascença, Vasco Presa, da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, diz que é urgente sensibilizar os decisores nacionais e europeus para garantir a sobrevivência do sector.
“Toda a pesca acabava por desistir, estaria condenada à desistência, porque apanhava o mar na pesca da sardinha e toda a foz na pesca da lampreia e do sável. É uma das características de pesca mais famosas no norte de Portugal que atrai mais turismo” explica Vasco Presa.
“Vila Praia de Âncora passa de sete mil habitantes para 40 ou 45 mil no verão, e tudo tem a ver com a pesca da sardinha e da lampreia e do sável.”
“Redimensionando isto ao norte de Portugal, imagine que consequências traria”, conclui.
Alertas dos pescadores do litoral norte do país face à intenção de Bruxelas de proibir o uso de redes de deriva na pesca.
Fonte: Renascença