-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Fragata da Marinha larga para a Holanda para ser modernizada
A fragata Bartolomeu Dias largou esta manhã, dia 26 de abril, para Den Helder (Holanda) de forma a iniciar, conforme planeado, o projeto de modernização (Midlife Upgrade) até ao final de 2019, estando previsto o regresso a Portugal no início de 2020.
Este programa de modernização tem como objetivo prolongar a vida útil dos navios desta classe até 2035, atualizando sistemas vitais do navio como o de combate, o de comando e controlo da plataforma e outras valências necessárias para o navio continuar a cumprir com os elevados requisitos operacionais definidos pelas organizações de que Portugal é membro, caso da NATO e União Europeia.
Esta modernização permitirá ao NRP Bartolomeu Dias, para além de estender o tempo de permanência ao efetivo da esquadra da Marinha Portuguesa, aumentar as suas capacidades de atuação e resposta, para que, a partir de 2020, possa ser empenhado num leque ainda mais abrangente de missões combatentes e não combatentes, no âmbito nacional e internacional, garantindo através da sua flexibilidade, versatilidade e resiliência, o empenhamento operacional nos diversos compromissos assumidos por Portugal.
O Programa Midlife Upgrade (MLU) inclui a modernização dos sistemas de armas, de sensores e de comunicações e alguns dos equipamentos ligados à propulsão, à manobra do navio e distribuição de energia.
A guarnição do navio, comandada pelo capitão-de-fragata Sousa Miranda, irá acompanhar os trabalhos de modernização e receberá formação com o objetivo de garantir a máxima exploração destes novos sistemas, bem como a necessária manutenção.
Fonte: Marinha Portuguesa