-
Cooperativa de Pesca Açoriana abre peixaria em Lisboa com peixe fresco a preços acessíveis - 14 Fevereiro, 2019
-
Grupos de Ação Local da Pesca começam a abrir candidaturas para projetos em comunidades costeiras nos Açores - 14 Fevereiro, 2019
-
Berta Cabral: Instalação de radares meteorológicos é “urgente” nos Açores - 29 Janeiro, 2019
-
Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção - 29 Janeiro, 2019
-
São Jorge: Inaugurado novo Porto Comercial de Velas orçado em 23 milhões de euros - 28 Janeiro, 2019
-
Gui Menezes faz balanço “muito positivo” do setor das pescas em São Jorge - 28 Janeiro, 2019
-
Audição Pública da Federação das Pescas dos Açores no Parlamento Europeu - 28 Janeiro, 2019
-
Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico - 21 Janeiro, 2019
-
Terminal de Cruzeiros de Lisboa finalista do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - 18 Janeiro, 2019
-
Em 2018 foram pescadas 29,4 mil toneladas de pescado nos Açores, no valor de 37,9 milhões de euros - 18 Janeiro, 2019
Garrett McNamara // Ondas Grandes da Praia do Norte foram tema de reportagem na ABC News (vídeo)
A ABC News, uma cadeia de televisão norte-americana, fez uma reportagem de quase 8 minutos sobre as Ondas Grandes da Praia do Norte. O repórter, Alex Marquardt, que acompanhou a equipa do “The North Canyon Project”, liderada pelo big rider McNamara, na véspera do maior swell do ano (dezembro, 2014), refere que o havaiano acredita que irá surfar, na Nazaré, “o Santo Graal das Ondas Gigantes” ou “The Big Mama’s”, como lhe chama o surfista.
Alex Marquardt descreve as ondas da Praia do Norte como uma “montanha de água em movimento” e ainda como uma “avalancha de água”, mas também como o local que Garrett e outros surfistas seguem, com regularidade, na esperança de baterem novos recordes mundiais, distinção que ainda pertence ao havaiano (2011).
A reportagem da ABC foi realizada na véspera e no dia do maior swell esperado do ano (2014), altura em que se previam ondas gigantes invulgares, como consequências das tempestades ocorridas no Oceano Atlântico, das correntes geradas e da forte influência do canhão da Nazaré, em geral.
Ainda na reportagem, os telespetadores ficaram a saber que durante décadas só os pescadores desafiaram o poder das ondas do mar da Nazaré, mas, desde a surfada de 2011, que deu o recorde mundial a Garrett McNamara, que a Praia do Norte entrou na agenda dos Big Riders mundiais, que ali se deslocam, com regularidade, também em busca do prémio, a maior onda de sempre.
As ondas da Praia do Norte já garantiram o seu lugar no Passeio da Fama dos Óscares das Ondas Grandes. A maior onda surfada continua a ser que o big rider havaiano apanhou na Praia do Norte, em novembro de 2011, com 78 pés (23,77 metros).
Fonte: ABC News / Portal do Município da Nazaré