-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira do Faial
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, iniciou os procedimentos de contratação de duas empreitadas com vista à proteção e requalificação da orla costeira da ilha do Faial.
Segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, uma das intervenções irá “reforçar a proteção costeira do Forte de São Sebastião, em Porto Pim, incidindo na reparação de zonas infra escavadas e na realização de uma proteção em enrocamento aderente à muralha”.
As obras junto ao Forte de São Sebastião, que terão em conta “o enquadramento paisagístico e patrimonial”, representam um investimento na ordem dos 83 mil euros, tendo um prazo de execução de 90 dias após o início dos trabalhos.
A outra empreitada prevista para a ilha do Faial, consiste na proteção costeira e na requalificação do Porto da Feteira, designadamente, “na reparação estrutural do cais em betão e no reperfilamento do porto e do prisma de calhau rolado”.
“Estas obras, que representam um investimento de 18 mil euros, vão permitir melhorar a operacionalidade e as condições de segurança deste portinho”, refere Filipe Porteiro, acrescentando que está previsto um prazo de execução de 30 dias após consignação.
O Governo dos Açores tem previstas intervenções de proteção da orla costeira e consolidação de arribas em várias ilhas do arquipélago como parte da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas.
Fonte: GaCS