-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Governo Regional nega desmembramento ilegal
O secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, assegurouque o Governo dos Açores está atento à captura de tubarões azuis nos Açores, que a espécie não está em perigo de extinção, que foram recentemente aprovadas um conjunto de normas que protegem os tubarões em todo o mar europeu e que se os navios espanhóis agirem contra a lei não vão passar impunes.
“Nós estamos atentos e estamos tranquilos porque toda a informação de que dispomos é que de facto não há nenhum perigo de extinção dessas espécies. Para além disso, há uma regulamentação europeia recente, que foi publicada no dia 02 deste mês e que entrou em vigor passada uma semana. Portanto, muito recentemente. Estamos sempre em absoluta consonância com a Marinha e através da Inspeção Regional das Pescas temos todas as ferramentas acionadas que permitam evitar situações dessas e garantir a sobrevivência da espécie “, disse.
Numa nota entretanto divulgada, o Governo dos Açores esclareceu que “o tubarão azul descarregado recentemente no porto da Horta foi pescado por uma embarcação espanhola numa altura em que ainda não estava em vigor a diretiva comunitária que impede o corte a bordo de barbatanas desta espécie, cuja captura continua autorizada”.
Fonte: AçorianoOriental