Social
Gui Menezes destaca importância do navio de investigação ‘Arquipélago’ para a ciência e para gestão das pescas

Gui Menezes destaca importância do navio de investigação ‘Arquipélago’ para a ciência e para gestão das pescas

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, a importância do navio de investigação ‘Arquipélago’ na realização das missões científicas que contribuem para a gestão das pescas e dos ‘stocks’ pesqueiros da Região.

Gui Menezes defendeu que este navio “tem tido inúmeras missões importantes para o conhecimento da nossa biodiversidade e dos nossos fundos [marinhos]”, acrescentando que os resultados dessas missões são “importantíssimos para o apoio à decisão e para o desenvolvimento da Ciência que se tem feito nos últimos anos nos Açores”.

O Secretário Regional falava durante uma visita a este navio de investigação que desde 1993 está ao serviço da Região e que regressou a semana passada do estaleiro da NavalTagus, no Seixal, onde esteve durante dois meses em manutenção, num investimento de 185 mil euros.

“O navio está pronto para iniciar, dentro de dias, mais uma campanha dirigida às espécies demersais, que permite a obtenção de índices de abundância de várias espécies muito importantes”, disse Gui Menezes, frisando que é dos resultados desta campanha que depende a atribuição dos Totais Admissíveis de Captura (TAC) e de quotas para várias espécies, nomeadamente o goraz.

O Secretário Regional referiu que esta campanha anual de demersais ocorre desde 1995 e “ao longo do tempo tem contribuído para várias áreas científicas”, acrescentando que a recolha de vários organismos marinhos “tem permitido inúmeras publicações científicas e inúmeros projetos à volta dos dados recolhidos”.

Gui Menezes assegurou que o ‘Arquipélago’ “ainda está operacional”, referindo, no entanto, que “o ideal seria [a Região] ter um navio com maior capacidade, que permitisse estar mais tempo no mar e com outro tipo de tecnologias”.

O Secretário Regional garante, por isso, que aquisição de um navio de investigação mais moderno “continua a ser um objetivo do Governo dos Açores”, adiantando que poderá haver enquadramento no próximo quadro comunitário de apoio.

“Durante esta legislatura tencionamos concluir uma avaliação técnica e o desenho do que será o ‘navio ideal’ para a Região para que numa próxima legislatura possamos incluir o navio como um dos investimentos a ser cofinanciados pela União Europeia”, afirmou Gui Menezes.

O navio de investigação ‘Arquipélago’, onde trabalham sete tripulantes e seis investigadores, assinala a campanha de pescas número 50 e comemora 25 anos ao serviço da Região.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário