-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Ilha do Corvo // Obra no Porto da Casa foi adjudicada
A empreitada no Porto da Casa, na ilha do Corvo, terá um valor total de cerca de 10,6 milhões de euros e tem um prazo de execução de 24 meses.
A empreitada de prolongamento do molhe-cais e de alargamento da plataforma do Porto da Casa, na ilha do Corvo, já foi adjudicada, na sequência do concurso limitado por prévia qualificação dos candidatos, procedimento que tinha sido lançado em Abril.
Esta empreitada, adjudicada através da empresa Portos dos Açores, com um valor total de cerca de 10,6 milhões de euros, tem um prazo de execução de 24 meses e será executada por um consórcio constituído pelas empresas Somague Ediçor Engenharia, Tecnovia Açores e Somague Engenharia.
As obras a executar, que têm como objectivo minimizar as limitações existentes naquele porto, vão permitir melhorar as condições de abrigo, ampliar a frente de acostagem e aumentar a área da plataforma do cais, para alargar o espaço disponível de estacionamento das embarcações, incluindo ainda a realização de beneficiações na actual rampa de varagem.
A empreitada de intervenção no Porto da Casa contempla, em concreto, o prolongamento do molhe-cais em mais 40 metros, com 27,75 metros de largura, igual ao existente, e o alargamento da plataforma do cais para o estacionamento a seco das embarcações, com cerca de 900 m2 de área.
A expansão da área terrestre de apoio destina-se a minimizar o congestionamento da plataforma de apoio do cais, com repercussões directas na melhoria da sua operacionalidade e na segurança das operações ali realizadas ao longo do ano.
As obras incluirão ainda a reparação da rampa varadouro, dragagens e remoção do actual manto de protecção.
Para além dos acessórios de cais, a nova estrutura será equipada com uma rede de abastecimento de água às embarcações e com um sistema de distribuição de energia eléctrica e iluminação.
Na nova extremidade do molhe-cais será reinstalado o farolim que se encontra no actual cais.
Com este prolongamento, o Porto da Casa ficará dotado de uma frente de acostagem com 115 metros de comprimento e com cotas de serviço de profundidade superior a -5 m(ZH) ao longo de 45 metros, de profundidade entre -5 m(ZH) e -3 m(ZH) ao longo de 35 m e de profundidade entre -3 m(ZH) e -1 m(ZH) ao longo de 35 metros.
A expansão do terrapleno tem, por seu lado, o comprimento de aproximadamente 80 metros e um aumento da largura entre 1,0 e 12,2 metros.
Fonte: Expresso das Nove