-
A pesca pode alimentar mais 72 milhões de pessoas – se deixarmos o mar recuperar - 3 Março, 2021
-
Entrevista a Jonas Carreiro, administrador da AZORFISK - 3 Março, 2021
-
Dez toneladas de atum rabilho descarregadas no último fim-de-semana no porto de Ponta Delgada - 3 Março, 2021
-
Entrevista ao Conselho de Administração da Lotaçor - 2 Março, 2021
-
Lotaçor com nova administração - 2 Março, 2021
-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
Lisboa recebe Rota das Conservas até final de Agosto
A par desta mostra de conservas, os visitantes poderão ver ainda uma sardinha gigante, feita a crochet e tricot, uma peça candidata ao Guiness.
Uma exposição sobre latas de conservas e um percurso cultural e gastronómico integram a 1.ª edição da Rota das Conservas, que se realiza entre esta segunda-feira e o final do mês de Agosto em Lisboa.
A iniciativa, que se realiza pela primeira vez em Portugal, é organizada pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), em parceria com a “Loja das Conservas”, com o restaurante “Can the Can” e com o Centro Interativo “Lisboa Story Centre”.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANICP, Sérgio Real, explicou que a realização desta rota das conservas tem como objectivo “divulgar uma indústria que é centenária” e “ajudar a promove-la”.
“Muita gente não sabe, mas esta indústria das conservas de peixe portuguesas assenta numa tradição que é centenária. O nosso objectivo é exactamente dar a conhecer esta indústria”, apontou.
O responsável referiu que a rota das conservas vai estar disponível a partir desta segunda-feira e terminará no final do mês de Agosto, sendo composta por quatro pontos, localizados na Baixa de Lisboa e na zona do Chiado.
O ponto de partida da rota será no “Lisboa Story Centre”, localizado na Praça do Comércio, onde os participantes poderão ver a exposição “Latas de Conservas de Outros Tempos”, uma mostra que reúne uma coleção privada com mais de 200 latas, reunidas ao longo de 30 anos.
Ainda neste espaço, os participantes irão receber uma lata vazia que lhes permitirá avançar para o segundo ponto da rota que será no restaurante “Can the Can”, onde poderão degustar vários petiscos.
O terceiro ponto, localiza-se na “Loja das Conservas”, na rua do Arsenal, onde os visitantes poderão adquirir vários produtos e, gratuitamente, ter a experiência de fechar uma lata de conservas, com um cravadeira.
O último ponto da rota, só disponível a partir de 15 de Julho, será nos Armazéns do Chiado, onde será colocado o quiosque “Loja das Conservas”, e no qual os participantes poderão criar a sua própria lata.
A organização perspectiva que na 1.ª edição desta rota possam participar cerca de 15 mil pessoas.
Fonte: Jornal I / Lusa