Social
Marinha testa sistema de comunicações de socorro e segurança marítima na ilha das Flores

Marinha testa sistema de comunicações de socorro e segurança marítima na ilha das Flores

A corveta da Marinha Jacinto Cândido (NRP Jacinto Cândido), em missão no mar dos Açores, realizou nos dias 10 e 11 de maio de 2017 diversos testes de cobertura rádio ao novo sistema de comunicações de socorro e segurança marítima VHF-Digital Selective Call (DSC) recentemente instalado na estação costeira da Ilha das Flores, situada no Morro Alto.

​O sistema DSC, em conjunto com os demais subsistemas do sistema global de socorro e segurança marítima, sistema habitualmente conhecido pelo acrónimo GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System), estabelecem a arquitetura de comunicações necessária para as operações de busca e salvamento marítimo e de segurança marítima.
A utilização do DSC permite, entre outra funcionalidades de comunicação entre navios e estações costeiras, a transmissão digital de mensagens pré-formatadas de socorro.
No período de missão o NRP Jacinto Cândido, em colaboração com o Centro de Comunicações da Marinha implantado em Ponta Delgada, testou ao largo da Ilha das Flores a área de cobertura da nova estação costeira do Morro Alto, num raio de aproximadamente 100 quilómetros da ilha.
Os testes, agora realizados, permitiram validar a operacionalidade e o alcance rádio planeado para esta estação costeira, instalada com o objetivo de incrementar a segurança de todos o marítimos, comunidade piscatória e náutica de recreio que naveguem naquela área.
Durante a realização destes testes foram percorridos 640 quilómetros em torno da ilha das Flores, tendo sido efetuados perto de 100 testes de cobertura rádio da estação localizada na Ilha das Flores.
Fonte: Marinha Portuguesa

Deixe um Comentário