Social
Navio “Figueira da Foz” em comissão no mar dos Açores

Navio “Figueira da Foz” em comissão no mar dos Açores

O navio Patrulha Oceânico “Figueira da Foz” iniciou em Abril uma comissão nos mares dos Açores.

O navio irá permanecer em comissão nos mares da região durante os próximos três meses, onde será empregue em missões, como a “fiscalização da pesca, com especial incidência nas zonas de reserva e em articulação com as entidades regionais com competência na matéria, passando pelo salvamento marítimo, até ao apoio às populações em caso de necessidade, estando previsto o navio deslocar-se por todo o arquipélago”, segundo avança a Capitania do Porto de Ponta Delgada, em comunicado.

O “Figueira da Foz” é comandado pelo capitão-tenente Coelho Dias, desde Outubro de 2014, e tem uma guarnição de 38 militares entre oficiais, sargentos e praças.

Este Navio da República Portuguesa (NRP) foi concebido “prioritariamente” para exercer a Autoridade do Estado no mar e a realizar Tarefas de Interesse Público nas áreas de jurisdição ou de responsabilidade Nacional.

Estes navios estão vocacionados para actuar na zona económica exclusiva (ZEE) nacional desenvolvendo tarefas específicas no âmbito, da fiscalização marítima, da busca e salvamento marítimo e do controlo da navegação, em particular, no que se refere à prevenção e combate da poluição marinha e na prevenção e combate a actividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais e regionais.

Os NRP têm ainda capacidade para cooperar em operações militares de baixa intensidade, assim como em acções decorrentes da promulgação do estado de sítio ou emergência e no apoio humanitário na sequência de desastres naturais.

Fonte: Diário dos Açores

Deixe um Comentário