Social
Novas descobertas no 4º workshop de Malacologia na ilha Sabrina, em São Miguel

Novas descobertas no 4º workshop de Malacologia na ilha Sabrina, em São Miguel

Tratou-se da quarta edição do workshop internacional de malacologia(*) e biologia marinha de onde sairam novas descobertas que se preparam para serem apresentadas à comunidade científica.

São búzios, vieiras, corais, aranhas do mar e lesmas do mar que os cientistas foram descobrir na “Ilha Sabrina”. Durante 15 dias, uma equipa multidisciplinar mergulhou e fez dragagens para estudar o que o mar tinha lá deixado, duzentos anos depois da sua descoberta.A descoberta não podia ser mais surpreendente: a vida dos pequenos animais que vivem entre os grãos de areia e das pedras.São animais estranhos e minúsculos. Espécies novas para a ciência que os investigadores vão preparar-se para apresentar à comunidade científica. O objetivo do workshop é ter uma ideia mais concreta da dinâmica dos fundos marinhos. Ao estudar seres a diversas profundidades e temperatiras podemos concluir: quem ficou, como se adaptou. Num passo seguinte poderemos concluir quais são os riscos do aquecimento e arrefecimento e os riscos para a biodiversidade.

Fonte: RTP Açores

(*)Malacologia é o ramo da biologia que estuda os moluscos. Os estudos malacológicos incluem a taxonomia, a fisiologia e a ecologia destes animais.

Deixe um Comentário