Social

Canoa baleeira passou de balcão de bar a museu ‘vivo’

A canoa baleeira “Senhora de Fátima” é actualmente a única do género a navegar em São Miguel.

Estacionada na Marina de Vila Franca, a “Senhora de Fátima” é usada pela empresa de Whale Watching Terra Azul como um objecto museológico ‘vivo’.

Isto porque tanto está exposta com placas informativas para que a população local e os clientes da empresa possam compreender a história da embarcação e um pouco da caça à baleia nos Açores, como também tem uma tripulação preparada para sair com ela para o mar nalgumas ocasiões.

Pretende-se ainda que a canoa seja um factor diferenciador no mercado do Whale Watching e valorizador das duas origens. A sua recuperação custou cerca de 35 mil euros e enquadrou-se na política de responsabilidade social da Terra Azul, tendo contado com o importante apoio do Governo Regional no âmbito do Programa de Preservação e Recuperação do Património Baleeiro Açoriano.

Fonte: Açoriano Oriental

2 Comentários neste artigo

  1. blank
    PEREIRA

    OXALÁ NO DIA 6 DE AGOSTO NÃO HAJA MUITO VENTO, SENÃO SERÁ PRECISO A PRESENÇA DA NOVA LANCHA DA MARINHA, A JULGAR PELAS FOTOS DA ULTIMA REGATA…HE HE HE

    Responder
  2. blank
    Jorge Gonçalves

    Eis mais um exemplo extraordinário de recuperação de um bote baleeiro que em outros tempos se dedicava à caça de cachalotes.
    Este tem uma historia extraordinária passando por varias actividades, mas como este existem outros, é preciso é não deixarem cair estas tradições.
    Já agora para os interessados neste tema “botes baleeiros”, não se esqueçam que se realizará no próximo dia 6 Agosto a regata de botes baleeiros com o nome de “APEDA”, Participe.

    Responder

Deixe um Comentário