-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 2 days atrás
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 2 days atrás
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Futuro dos Fundos Europeus - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Eurodeputada Maria Graça Carvalho avança possibilidade de ser criado o POSEI Transportes que financie as ligações marítimas com os Açores - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Manuel São João apela ao setor das pescas para remar todo para o mesmo lado - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Única empresa açoriana de aquacultura avança com cultura industrial em 2023 - 7 Abril, 2022
Pequeno atuneiro ganha “sorte grande” a poucos metros da costa da Madeira
Faltou pouco para os 400 quilos. O atum rabilho capturado esta quarta-feira, perto da costa sul da Madeira, bate até agora o recorde deste ano… Na balança.
Que os nossos mares são ricos em biodiversidade, já todos o sabiam. O que espanta é espécimes de tão grande porte e mais habituados às vastas profundidades do largo oceano andarem tão perto da costa.
Na última quarta-feira, a Lota do Caniçal foi surpreendida com a impressionante carga a bordo da embarcação “Ilhéu Chão”. Nada mais do que um atum, conhecido popularmente por rabilho, de grande envergadura. A descarga do animal chamou a atenção de quem se encontrava no local, não só pelo tamanho, mas pela imponência do porte. A balança veio a confirmar, momentos depois, o que já se esperava: muitas centenas de quilos, praticamente o dobro do peso normal para esta espécie.
Foi o que se chama de sorte grande para o pequeno atuneiro de seis tripulantes, que nem teve de navegar para mar alto para garantir receita gorda, já na fase final da temporada de captura de tunídeos.
A satisfação era visível nos homens do mar que, apesar do cansaço, mostravam orgulho pela captura do “monstro”, a apenas 200 metros de distância do cais da Ribeira Brava.
Comparadas as descargas deste ano, logo ficou definido que o atum rabilho apreendido pela tripulação do “Ilhéu Chão”, com os seus surpreendentes 389 quilos, conquistava o recorde na balança até ao momento.
Embora a época do atum esteja já na sua fase residual, o certo é que nas últimas semanas os serviços de receção de pescado têm registado a descarga de espécimes de significativa envergadura.
Fonte: Funchal Notícias