-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
Pequeno atuneiro ganha “sorte grande” a poucos metros da costa da Madeira
Faltou pouco para os 400 quilos. O atum rabilho capturado esta quarta-feira, perto da costa sul da Madeira, bate até agora o recorde deste ano… Na balança.
Que os nossos mares são ricos em biodiversidade, já todos o sabiam. O que espanta é espécimes de tão grande porte e mais habituados às vastas profundidades do largo oceano andarem tão perto da costa.
Na última quarta-feira, a Lota do Caniçal foi surpreendida com a impressionante carga a bordo da embarcação “Ilhéu Chão”. Nada mais do que um atum, conhecido popularmente por rabilho, de grande envergadura. A descarga do animal chamou a atenção de quem se encontrava no local, não só pelo tamanho, mas pela imponência do porte. A balança veio a confirmar, momentos depois, o que já se esperava: muitas centenas de quilos, praticamente o dobro do peso normal para esta espécie.
Foi o que se chama de sorte grande para o pequeno atuneiro de seis tripulantes, que nem teve de navegar para mar alto para garantir receita gorda, já na fase final da temporada de captura de tunídeos.
A satisfação era visível nos homens do mar que, apesar do cansaço, mostravam orgulho pela captura do “monstro”, a apenas 200 metros de distância do cais da Ribeira Brava.
Comparadas as descargas deste ano, logo ficou definido que o atum rabilho apreendido pela tripulação do “Ilhéu Chão”, com os seus surpreendentes 389 quilos, conquistava o recorde na balança até ao momento.
Embora a época do atum esteja já na sua fase residual, o certo é que nas últimas semanas os serviços de receção de pescado têm registado a descarga de espécimes de significativa envergadura.
Fonte: Funchal Notícias