-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Prémio Internacional atribuído ao Serviço de Busca e Salvamento Marítimo português
Amanhã, 15 de novembro, o Maritime Rescue Coordination Centre (MRCC) de Lisboa e o MRCC Delgada irão receber o prémio H.E.R.O. 2016, que premeia o trabalho desempenhado na Busca e Salvamento. O prémio será entregue durante o encontro regional europeu da Federação Internacional de Salvamento Marítimo, que este ano está a realizar-se em Cascais.
O prémio H.E.R.O. (Honouring Excellence in Rescue Operations) é atribuído anualmente pela Federação Internacional de Salvamento Marítimo (IMRF, International Maritime Rescue Federation) e aplica-se tanto a indivíduos como equipas que desempenhem missões de resgate, inovações tecnológicas, desenvolvimento de iniciativas e outros serviços âmbito Busca e Salvamento Marítimo que se destaquem.
Em 2015 o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa e MRCC Delgada) registou um total de 636 casos SAR que resultaram em 501 vidas salvas. Este resultado operacional foi alcançado com uma taxa de sucesso de 97%, considerando as fórmulas IMO para taxa de eficácia de salvamento no mar.
Portugal tem a maior área de Busca e Salvamento Marítimo (SRR, Search and Rescue Region) de todo o continente Europeu. Esta área de responsabilidade é sessenta e duas vezes maior que a área terrestre, compreendendo mais de cinco milhões de quilómetros quadrados.
Os MRCC Lisboa e Delgada, decorrente dos compromissos assumidos por Portugal no âmbito da Convenção de Busca e Salvamento Marítimo da Organização Marítima Internacional (IMO), têm por missão coordenar as ações e os meios empenhados em operações de busca e salvamento marítimo, na Região de Busca e Salvamento Marítimo (SRR) de Lisboa e de Sta. Maria.
Na dependência do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), funciona o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).
O Sistema de Busca e Salvamento Nacional, dirigido pelo Ministério da Defesa, inclui ainda outras entidades que contribuem com os seus meios e capacidades específicos que permitem uma eficiente gestão de meios.
Este Sistema inclui o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo que opera com meios da Marinha e cuja responsabilidade se refere a todas as acções relacionadas a acidentes envolvendo navios e embarcações no mar. O MRCC Lisboa e o MRCC Delgada trabalham vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, sob a autoridade do Vice Almirante Comandante Naval, o Coordenador SAR Nacional.
O Encontro Regional da IMRF realiza-se este ano em Cascais, de 14 a 16 de Novembro de 2016 e é organizado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e pela Plataforma das Indústrias da Defesa Nacional (idD).
Foto: © Marinha Portuguesa
Fonte: Marinha Portuguesa