-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Primeiro museu subaquático da Europa abre este mês em Lanzarote, Espanha
O primeiro museu subaquático da Europa vai abrir ao público no dia 25 na costa de Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha. O Museu Atlântico foi desenhado pelo artista britânico Jason deCaires, que já tinha sido responsável por um projecto idêntico no México e Índias Ocidentais, e é feito de esculturas colocadas a 12 metros de profundidade.
Uma das primeiras exposições chama-se A Jangada de Lampedusa e foi criada como resposta à crise de refugiados que há quase um ano assola a Europa. As exposições são apenas passíveis de serem vistas por mergulhadores ou, em alternativa, visitantes que escolham barcos envidraçados.
As figuras são mostradas em formas humanas criadas a partir de modelos Guanches, membros das primeiras tribos aborígenas que habitaram as Canárias Antes da conquista espanhola. As referências modernas, porém, são constantes: um dos indivíduos, chamado The Rubicon, está a tirar uma selfie. Há, aliás, cerca de 35 figuras humanas – esculturas – no fundo do mar.
“Este é um dia histórico para o arquipélago, uma vez que abrimos a porta para o oceano, o que nos dá a possibilidade de ser um destino turístico único. Dá-nos uma vantagem competitiva”, explicou o presidente regional, Pedro San Gines. “Agora podemos mostrar ao mundo um dos nossos segredos mais bem guardados – o fundo do mar”.O projecto custou €700.000.
Fonte: Green Savers / Sapo