Social
Quatro regatas internacionais que vão aportar ao Faial em 2018

Quatro regatas internacionais que vão aportar ao Faial em 2018

Foram apresentadas quinta-feira, as quatro regatas internacionais que vão aportar ao Faial neste ano de 2018: Rally Atlantic Back, Regata Internacional ARC Europe, Les Sables-Les Açores-Les Sables e o Rally Peter Cafe Sport.

Na ocasião José Leonardo Silva salientou o rally que assinala os 100 anos do Peter Café Sport e a Les Sables – Açores – Les Sables.

“A posição da Horta no mundo das regatas internacionais é algo que nos deve orgulhar a todos”, afirmou o autarca que frisou ainda a importância do Ecotur Azul, projeto a que a Horta aderiu recentemente, recorde-se, e que une diversas cidades com marinas e portos de recreio nas ilhas da Macaronésia.

O autarca realçou o trabalho dos parceiros defendo que “sem parceiros não conseguimos atingir os nossos objetivos. É este o caminho que temos de percorrer em relação ao futuro e para que isso possa acontecer o apoio dos parceiros é fundamental”, reforça. O presidente da CMH destacou ainda o papel do Governo Regional dos Açores neste campo.

José Leonardo Silva considerou ainda que ao trazer estes eventos internacionais à ilha, está-se a fazer uma “forte promoção não só da Horta, não só do Faial e da nossa Baia, mas também dos Açores”.

Neste sentido o autarca e a comissão estão a trabalhar para que a Horta “seja o centro de todas as políticas” no que às várias vertentes, da náutica, nomeadamente da vela de cruzeiro diz respeito.

Trata-se de uma oferta integrada, acessível a quem nos visita através dos próprios telemóveis, e que rapidamente pode aceder a um conjunto de informação essencial para aproveitar e usufruir da sua estadia: Cultura, náutica, natureza e sabores.

Pelo segundo ano consecutivo a Comissão Náutica Municipal quer potenciar o envolvimento dos faialenses na receção às regatas de âmbito internacional, que aportam à cidade da Horta, pelo que vai manter o Prémio ao Programa de Voluntariado de Apoio às Regatas Internacionais.

José Leonardo Silva salientou também a participação da Comissão Náutica, com stand próprio, na largada da maior competição de vela, a Vendée Globe, e reforçou a importância que em França, e no mundo da vela, é dada à Horta, cidade que, pese embora a sua dimensão, é já conhecida pela excelente organização de eventos internacionais “fruto do trabalho de todos estes parceiros e voluntários”.

José Leonardo Silva destacou ainda o Canal de Informação e promoção o “Horta Nautic”, destacando ainda o trabalho que a CNMH tem desenvolvido e está a desenvolver no âmbito da promoção do Faial e dos Açores no mundo da vela internacional.
Coube a Armando Castro a apresentação técnica das quatro provas que virão ao Faial: o Rally Atlantic Back, organizado pelo mesmo organizador da Regata dos Fígaros, tem este ano a sua primeira edição e é uma prova que vem dos Estados Unidos da América. Os veleiros desta prova devem chegar entre 26 de maio e 8 de junho.

A Regata Internacional ARC Europe, conta com a partida do destino a 16 de maio, com vinte e oito embarcações. A chegada à Horta está prevista acontecer entre 28 de maio e 2 de junho.

Segue-se o Rally Peter, organizado pelo OCC Clube, com o propósito de assinalar os 100 anos do Peter Cafe Sport e que conta já com 52 veleiros inscritos e que chegará ao Porto da Horta entre 18 e 23 de junho.

A regata internacional de Les Sables-Les Açores-Les Sables sai do porto francês a 22 de julho e estima-se chegar ao Faial e a 28 de julho, partindo os veleiros na sua viagem de regresso a Les Sables a 7 de agosto.

Fernando Nascimento, responsável pela Portos dos Açores, uma das entidades que integra a Comissão Náutica, referiu que a empresa estará sempre disponível para apoiar estes eventos internacionais defendendo também, que “estes eventos são importantíssimos quer para a divulgação da Marina da Horta, do Faial e dos Açores”.

Fernando Nascimento considerou ainda que estes eventos não são só importante em termos de regata e de promoção mas revestem-se também de “grande importância social e económico”.

Fonte: Câmara Municipa da Horta

Deixe um Comentário