-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Sábado, dia 3: Clube Naval da Horta homenageia João Carlos Fraga com a realização de uma Regata de Vela de Cruzeiro
João Carlos Fraga foi homenageado várias vezes. Este sábado, o CNH vai lembrar este faialense do mundo.
“O principal objetivo desta Regata é homenagear João Carlos Fraga, personalidade faialense muito ligada aos desportos náuticos, com destaque para a Vela, e um profundo conhecedor dos processos de desenvolvimento da Náutica Internacional de Recreio”, sublinha o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH), Luís Costa, a propósito da Regata deste sábado, dia 3.
A Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) associou-se a este evento inserindo-o na campanha Entre-Mares – 8ª edição – que tem como principal objetivo a promoção da educação e sensibilização para o mar através da arte.
Este Dirigente destaca que “o Clube Naval da Horta tem sido parceiro ativo nesta campanha, associando-se, desde sempre, a iniciativas de sensibilização ambiental, mais concretamente as limpezas do fundo do porto da Horta, disponibilizando meios e equipamentos”. E remata: “Uma vez que as principais atividades do Clube se desenvolvem no mar, faz todo o sentido associarmo-nos a eventos desta natureza”.
A Regata de Homenagem a João Carlos Fraga tem a sua largada marcada para as 15 horas deste sábado, dia 3 de junho, mas na véspera haverá um Briefing de Apresentação, pelas 18h30, na sede do Clube Naval da Horta, para o qual o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro convida todos os velejadores a participarem, associando-se, assim, “a esta justa Homenagem” a João Carlos Fraga. O percurso da prova será traçado no Briefing desta sexta-feira, altura em que serão feitas as inscrições. No entanto, Luís Costa avança que são esperados 5 participantes.
Ao contrário do que se verificou noutros fins-de-semana, no próximo prevê-se bom tempo, “embora o vento não seja o ideal, já que se estima que ande na casa dos 8/9 nós, já não é mau”, sustenta este Responsável, salientando que “estão reunidas as condições no sentido de proporcionar uma tarde de lazer aos amantes da Vela de Cruzeiro”.
A cerimónia de Entrega de Prémios – os quais são patrocinados pela Direção Regional dos Assuntos do Mar – terá lugar pelas 18h30 de sábado, no Bar do CNH.
“Esta simbólica, mas sentida Homenagem que o Clube Naval da Horta pretende fazer a João Carlos Fraga, propõe-se perpetuar a memória deste faialense do mundo, que estabeleceu e manteve ligações com prestigiadas associações internacionais de Vela de Recreio e desenvolveu uma persistente ação de divulgação do Faial e dos Açores junto dos portos determinantes da Náutica de Recreio, especialmente na Europa e Caraíbas. Foi, também, uma das pessoas que esteve ligada ao lançamento do Festival Náutico da Semana do Mar”, acentua o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH.
Consulte o Anúncio de Regata clicando aqui.
Fonte: Cristina Silveira / CNH