-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
Tartarugas marinhas que estiveram em recuperação no Aquário do Porto Pim foram hoje libertadas
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar acompanhou hoje a operação de libertação em alto mar de três tartarugas-bobas (Caretta caretta) que estiveram em recuperação no Aquário de Porto Pim, na cidade da Horta.
Filipe Porteiro salientou que os animais foram encontrados “muito debilitados”, tendo sido transferidos para os tanques do Aquário de Porto Pim, onde foram tratados, alimentados e monitorizados, “encontrando-se agora em perfeitas condições para voltar ao seu habitat natural”.
Esta missão, enquadrada no projeto COSTA (Consolidating Sea Turtle Conservation in the Azores) e na RACA (Rede de Arrojamentos de Cetáceos e de outros Animais Marinhos dos Açores), foi levada a cabo pelo IMAR-DOP, em parceria com a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Observatório do Mar dos Açores, o Parque Natural da Ilha do Faial e a empresa Flying Sharks.
Esta missão conjunta, segundo o Diretor Regional, é “um bom exemplo da cooperação entre diferentes parceiros que partilham recursos humanos com um objetivo comum”.
O Aquário de Porto Pim é uma infraestrutura especializada que tem como um dos seus objetivos a recuperação de animais marinhos sensíveis.
As tartarugas marinhas são répteis classificados como ‘Espécies em Perigo’, encontrando-se protegidos desde 1979 pela Convenção de Berna, sendo que a tartaruga-boba é uma espécie considerada ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e é prioritária na Rede Natura 2000.
A tartaruga-boba é também uma das espécies selecionadas para ajudar na Avaliação do Bom Estado Ambiental da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).
Aparelhos e redes de pesca perdidos ou abandonados constituem uma forte ameaça, sendo outra o lixo flutuante, nomeadamente os plásticos.
Fonte: GaCS