Social
Workshops sobre recuperação de aves selvagens em São Miguel, Pico e Corvo

Workshops sobre recuperação de aves selvagens em São Miguel, Pico e Corvo

A Direção Regional dos Assuntos do Mar organiza, entre 15 e 19 de maio, nas ilhas de S. Miguel, Pico e Corvo, três workshops sobre recuperação de aves selvagens, em parceria com os Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores, sob gestão da Direção Regional do Ambiente.

Esta formação teórico-prática, que será ministrada por técnicos do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, é aberta a todos os interessados, mas destina-se especialmente aos técnicos dos Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores e aos Vigilantes da Natureza dos Parques Naturais de Ilha, que se deparam frequentemente com a necessidade de recolher e tratar aves feridas e debilitadas, com o objetivo de as devolver posteriormente ao seu ambiente natural, sempre que possível.

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar adiantou que serão ensinadas técnicas de captura e de manipulação de aves, sendo que os formandos vão ficar também habilitados a “proceder ao exame físico de aves, bem como a executar a imobilização de fraturas ou a administração de medicamentos, entre outros procedimentos”.

Filipe Porteiro frisou que estes workshops se enquadram no projeto europeu LuMinAves, do Interreg MAC, do qual a Direção Regional dos Assuntos do Mar é entidade parceira beneficiária, e prevê melhorar a rede de salvamento de aves marinhas e infraestruturas de apoio.

O LuMinAves é um projeto que visa contribuir para a diminuição dos impactos da poluição luminosa sobre as aves marinhas da Macaronésia.

“Com esta ação, pretende-se contribuir para a melhoria das campanhas de salvamento de aves marinhas, entre as quais a emblemática ‘SOS Cagarro’, dotando os seus intervenientes com as melhores competências técnicas para procederem à examinação, estabilização e recuperação de aves”, referiu o Diretor Regional.

O primeiro workshop sobre reabilitação de aves selvagens realiza-se terça-feira, 15 de maio, entre as 9h00 e as 18h00, no Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel, em Ponta Delgada.

Nos dias 16 e 17 de maio realiza-se o segundo, que terá lugar nos Serviços de Ambiente da Piedade, no Pico, enquanto o terceiro workshop terá lugar a 18 e 19 de maio, no Centro de Convívio da Misericórdia, no Corvo.

Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se através do email info.dram@azores.gov.pt.

Foto: Luís H. Bettencourt

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário