-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 1 dia atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 1 dia atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 1 dia atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021

Workshops sobre recuperação de aves selvagens em São Miguel, Pico e Corvo
A Direção Regional dos Assuntos do Mar organiza, entre 15 e 19 de maio, nas ilhas de S. Miguel, Pico e Corvo, três workshops sobre recuperação de aves selvagens, em parceria com os Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores, sob gestão da Direção Regional do Ambiente.
Esta formação teórico-prática, que será ministrada por técnicos do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, é aberta a todos os interessados, mas destina-se especialmente aos técnicos dos Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores e aos Vigilantes da Natureza dos Parques Naturais de Ilha, que se deparam frequentemente com a necessidade de recolher e tratar aves feridas e debilitadas, com o objetivo de as devolver posteriormente ao seu ambiente natural, sempre que possível.
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar adiantou que serão ensinadas técnicas de captura e de manipulação de aves, sendo que os formandos vão ficar também habilitados a “proceder ao exame físico de aves, bem como a executar a imobilização de fraturas ou a administração de medicamentos, entre outros procedimentos”.
Filipe Porteiro frisou que estes workshops se enquadram no projeto europeu LuMinAves, do Interreg MAC, do qual a Direção Regional dos Assuntos do Mar é entidade parceira beneficiária, e prevê melhorar a rede de salvamento de aves marinhas e infraestruturas de apoio.
O LuMinAves é um projeto que visa contribuir para a diminuição dos impactos da poluição luminosa sobre as aves marinhas da Macaronésia.
“Com esta ação, pretende-se contribuir para a melhoria das campanhas de salvamento de aves marinhas, entre as quais a emblemática ‘SOS Cagarro’, dotando os seus intervenientes com as melhores competências técnicas para procederem à examinação, estabilização e recuperação de aves”, referiu o Diretor Regional.
O primeiro workshop sobre reabilitação de aves selvagens realiza-se terça-feira, 15 de maio, entre as 9h00 e as 18h00, no Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel, em Ponta Delgada.
Nos dias 16 e 17 de maio realiza-se o segundo, que terá lugar nos Serviços de Ambiente da Piedade, no Pico, enquanto o terceiro workshop terá lugar a 18 e 19 de maio, no Centro de Convívio da Misericórdia, no Corvo.
Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se através do email [email protected].
Foto: Luís H. Bettencourt
Fonte: GaCS