-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
WWF lança o Guia para consumo de pescado ‘Histórias por detrás do seu prato’
A WWF apresenta hoje, dia 14 de Outubro, pelas 12h, no restaurante Peixaria da Esquina, do chef Vítor Sobral, em Lisboa, o Guia WWF para consumo de pescado ‘Histórias por detrás do seu prato a instalação ‘Nem tudo o que vem à rede é peixe para comer. Há muitas histórias por detrás do seu prato’: um barco com três secções que constituem a base das recomendações da WWF presentes no guia – ‘o tamanho conta, há mais peixe no mar e as etiquetas são nossas amigas’ (tamanho, diversidade e rotulagem).
‘Este lançamento acontece dois dias antes da celebração do Dia Mundial da Alimentação, no próximo dia 16 de outubro, e responde ao problema da sobre-exploração dos recursos marinhos e dos impactos e consequências das opções de consumo de pescado para as pessoas e para a natureza. ‘ diz Angela Morgado da WWF.
Vítor Sobral é um dos chefs Europeus que apoia o guia e autor da receita que representa Portugal na publicação
‘A WWF através deste guia alerta para a diferença que os consumidores portugueses e europeus podem fazer com uma escolha responsável de peixe e marisco, ajudando a repor os níveis equilibrados nos ecossistemas e a proteger os oceanos’, afirma.
Segundo dados da WWF, em termos globais, cada um de nós consome uma média de 20kg de pescado por ano – quase o dobro de há 50 anos atrás; 93% dos stocks de peixe no Mediterrâneo estão sobre-explorados e 31% dos stocks globais estão sobre-explorados. O problema é mais relevante ainda se considerarmos que 800 milhões de pessoas dependem do peixe como uma fonte essencial de proteínas.
Fonte: WWF