-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Acidente no porto da Maia, na ilha de Santa Maria, fere pescador
No início da tarde de ontem, dia 23 de Abril, enquanto uma embarcação era içada no porto da Maia, na ilha de Santa Maria, ocorreu um acidente, que deixou ferido o pescador de 47 anos, que se encontrava a bordo da embarcação.
O homem foi evacuado para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde se encontra em situação clínica estável e fora de perigo.
A Direcção Regional das Pescas comunicou hoje que já foi elaborado o relatório técnico sobre o acidente, tendo-se concluído que “o cabo de alagem terá cedido na sequência de nós e torsões, que terão ferido a chamada ‘alma’ do cabo (no seu interior), causando danos impercetíveis a olho nu”.
No comunicado é explicado que “os cabos de aço, por vezes devido a utilização pouco cuidada, podem adquirir pontualmente nós e torsões que reduzem significativamente a sua resistência, mesmo depois de se desfazerem”.
A direcção Regional afirma que “o cabo em questão foi objeto de manutenção regular e que esta grua é utilizada frequentemente por embarcações de pesca lúdica e algumas embarcações de pesca profissional”.
No entanto é também esclarecido que este género de manobras nunca devem ocorrer com tripulantes a bordo, como aconteceu quando se deu o acidente.
Neste momento já foi substituído o do cabo do equipamento de alagem, que foi devidamente testado, encontrando-se já operacional.
Foto: Casas Açorianas
Fonte: O Baluarte