-
Pequeno almoço para armadores, mestres e pescadores no Porto da Horta - 2 days atrás
-
Cooperativa de Pesca Açoriana abre peixaria em Lisboa com peixe fresco a preços acessíveis - 14 Fevereiro, 2019
-
Grupos de Ação Local da Pesca começam a abrir candidaturas para projetos em comunidades costeiras nos Açores - 14 Fevereiro, 2019
-
Berta Cabral: Instalação de radares meteorológicos é “urgente” nos Açores - 29 Janeiro, 2019
-
Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção - 29 Janeiro, 2019
-
São Jorge: Inaugurado novo Porto Comercial de Velas orçado em 23 milhões de euros - 28 Janeiro, 2019
-
Gui Menezes faz balanço “muito positivo” do setor das pescas em São Jorge - 28 Janeiro, 2019
-
Audição Pública da Federação das Pescas dos Açores no Parlamento Europeu - 28 Janeiro, 2019
-
Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico - 21 Janeiro, 2019
-
Terminal de Cruzeiros de Lisboa finalista do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - 18 Janeiro, 2019

Veleiro italiano desparecido ao largo dos Açores
As buscas para tentar localizar dois tripulantes de um veleiro, que navegava a cerca de 330 milhas náuticas (660 quilómetros) a leste de São Miguel, nos Açores, prosseguem hoje, mas sem vestígios da embarcação, nem dos dois velejadores.
O porta-voz da Marinha, Fernando Fonseca, adiantou à agência Lusa que “as buscas foram retomadas hoje ao nascer do sol, estando empenhada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa C-295, a corveta António Enes e seis navios mercantes que estavam perto do local”.
O veleiro BRIGHT, de bandeira italiana, navegava com dois tripulantes, um deles de nacionalidade italiana, com cerca de 50 anos, e outro romeno, de cerca de 30, segundo o porta-voz da Marinha, revelando que a embarcação tinha saído da Horta (Faial) com destino a Málaga (Espanha).
Inicialmente a Marinha indicou que os dois tripulantes eram de nacionalidade italiana.
“Até ao momento só foram encontrados três coletes salva-vidas e umas caixas, objetos que não se sabe ainda se pertencem à embarcação”, acrescentou.
O alerta do desaparecimento do veleiro foi recebido às 13:48 horas locais (mais uma hora em Lisboa) de quarta-feira pelo COSPAS SARSAT, “um sistema automático que é acionado sempre que há um contacto com água”, tendo a Marinha desencadeado uma operação de buscas com a corveta António Enes, uma aeronave C-295 da Força Aérea, dois navios mercantes e um de pesca, de acordo com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC).
Na quinta-feira, as buscas foram realizadas numa área de 300 milhas náuticas quadradas, mas já hoje “a área para tentar localizar a embarcação e os tripulantes foi alargada”, disse Fernando Fonseca, indicando que a operação vai manter-se durante o dia até ao pôr do sol.
Fonte: RTP Açores