-
João Gonçalves – “Os Açores são o nosso laboratório de investigação natural” - 17 horas atrás
-
Oceanos: Medusa de Bordalo II fica em Bruxelas durante Presidência Portuguesa - 17 horas atrás
-
Pescadores europeus enfrentam burocracia e incerteza - 17 horas atrás
-
Paulo Estêvão – “Transporte marítimo tem modelo caótico” - 2 days atrás
-
Açores – Que Modelo Logístico? - 2 days atrás
-
FUNDOPESCA começa a ser pago a 515 profissionais da pesca açorianos terça-feira - 2 days atrás
-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021

Veleiro italiano desparecido ao largo dos Açores
As buscas para tentar localizar dois tripulantes de um veleiro, que navegava a cerca de 330 milhas náuticas (660 quilómetros) a leste de São Miguel, nos Açores, prosseguem hoje, mas sem vestígios da embarcação, nem dos dois velejadores.
O porta-voz da Marinha, Fernando Fonseca, adiantou à agência Lusa que “as buscas foram retomadas hoje ao nascer do sol, estando empenhada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa C-295, a corveta António Enes e seis navios mercantes que estavam perto do local”.
O veleiro BRIGHT, de bandeira italiana, navegava com dois tripulantes, um deles de nacionalidade italiana, com cerca de 50 anos, e outro romeno, de cerca de 30, segundo o porta-voz da Marinha, revelando que a embarcação tinha saído da Horta (Faial) com destino a Málaga (Espanha).
Inicialmente a Marinha indicou que os dois tripulantes eram de nacionalidade italiana.
“Até ao momento só foram encontrados três coletes salva-vidas e umas caixas, objetos que não se sabe ainda se pertencem à embarcação”, acrescentou.
O alerta do desaparecimento do veleiro foi recebido às 13:48 horas locais (mais uma hora em Lisboa) de quarta-feira pelo COSPAS SARSAT, “um sistema automático que é acionado sempre que há um contacto com água”, tendo a Marinha desencadeado uma operação de buscas com a corveta António Enes, uma aeronave C-295 da Força Aérea, dois navios mercantes e um de pesca, de acordo com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC).
Na quinta-feira, as buscas foram realizadas numa área de 300 milhas náuticas quadradas, mas já hoje “a área para tentar localizar a embarcação e os tripulantes foi alargada”, disse Fernando Fonseca, indicando que a operação vai manter-se durante o dia até ao pôr do sol.
Fonte: RTP Açores