-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Serrão Santos destaca importância do Hub do porto da Praia da Vitória para a Europa
O Parlamento Europeu debateu, esta terça feira, a importância dos transportes para a política de coesão. O relatório da Comissão de Desenvolvimento Regional “Promover transportes sustentáveis e eliminar os pontos de estrangulamento nas principais infra-estruturas de rede» reconhece que a política de transportes encontra-se entre as realizações mais importantes da política de coesão, contribuindo para colmatar diversas lacunas na UE e para construir um mercado único forte para uma Europa competitiva.
Ricardo Serrão Santos, que interveio no debate, destacou o facto do relatório incentivar o desenvolvimento de plataformas de interligação a Ocidente, conjugando esta necessidade com a de União apostar na sustentabilidade, integrando a mitigação do aquecimento global na política de coesão. Para o eurodeputado “a transição para os transportes sustentáveis é uma necessidade que contribuirá para o cumprimento dos objetivos da UE de redução das emissões de CO2”.
O deputado europeu socialista salientou as vantagens da região, afirmou que “enquanto fronteira ocidental da Europa, situados entre a Europa continental e a América do norte os Açores têm vindo a posicionar-se no sentido de responderem a estes desafios”. E, disse, “querem fazê-lo por via da criação de um posto de abastecimento de navios com Gás Natural liquefeito alicerçado num hub logístico, situado no Porto oceânico da Praia da Vitória, na ilha Terceira”.
O relatório insta a Comissão e os Estados-Membros a continuarem a co-financiar projetos no próximo período de programação. Serrão Santos salientou ainda que “são projectos como o do porto da Praia da Vitória que intensificam a coesão, aliando novas oportunidades económicas, objectivos ambientais, e maior eficiência na utilização das infra-estruturas, que devem merecer um apoio incondicional na estratégia após 2020”.
Fonte: PS Açores