Social
Açores // Primeira campanha do projeto BIOMETORE

Açores // Primeira campanha do projeto BIOMETORE

Seamounts_Intradop

Inicia-se no próximo domingo, 5 de Julho, a primeira campanha de mar no âmbito do projeto BIOMETORE-Biodiversity in seamounts: the Madeira-Tore and Great Meteor- co-financiado pelos fundos EEA grants.

A campanha a bordo do navio Arquipélago, coordenada pelo DOP/IMAR/MARE, decorre durante todo o mês de Julho e irá estudar os montes submarinos Pico Sul, Tyro, Irving e Great Meteor, utilizando vários equipamentos, para recolher e amostrar os peixes demersais ou de fundo e os crustáceos que ocorrem nestas áreas. Por se situarem numa zona remota e de difícil acesso em geral estes montes submarinos são ainda mal conhecidos. Apesar disso, enquanto que os montes submarinos Tyro, Irving e Great Meteor já foram objeto de campanhas científicas anteriores, o Pico Sul continua desconhecido aos cientistas.

O projeto BIOMETORE, coordenado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, conta com inúmeros parceiros nacionais e internacionais e envolve muitas especialidades científicas. Este grande projeto pretende recolher informação nos montes submarinos do complexo Great Meteor, na área a sul dos Açores, mas também do complexo Madeira-Tore, entre o Continente e a Madeira que serão também alvo de campanhas científicas nos próximos meses. O objetivo geral do projeto visa aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade destas áreas e a sua caracterização oceanográfica e será um importante contributo para fornecer informação útil ao país no âmbito da Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha”.

A viagem do Arquipélago pode ser seguida no site do DOP através de notícias que irão ser enviadas durante a campanha. Acompanhem-nos!

Imagem: R.Medeiros©ImagDOP/UAz

Foto: ©ImagDOP/UAz

Fonte: Notícias do DOP

 

Deixe um Comentário