Social
Ancorados dois agregadores para atum ao largo das ilhas Faial e Pico

Ancorados dois agregadores para atum ao largo das ilhas Faial e Pico

Foram ancorados dois agregadores para atum (M-FAD) ao largo das ilhas Faial e Pico, com o objetivo de melhorar o acesso da pequena pesca artesanal a espécies pelágicas (atuns e similares). Esta experiência é numa parceria entre a universidade dos Açores e a Federação das Pescas dos Açores, com o apoio da Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico (AAPAP), Associação de Produtores de Atum e Similares nos Açores (APASA) e Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA). As associações farão o registo das capturas declaradas pelos seus associados, que serão fundamentais para avaliar a eficácia dos agregadores.

Os dois agregadores, visíveis à superfície, estão ancorados a mais de 1000 m de profundidade e a cerca de 3 milhas da costa, ao largo das ilhas do Pico (São Mateus) e do Faial (Varadouro), e serão monitorizados, a partir da costa, remotamente via satélite e com visitas regulares durante cerca de dois anos.

Com esta experiência espera-se vir a compreender se estes agregadores poderão ser usados no futuro para ajudar a complementar o rendimento da pequena pesca e aliviar a pressão sobre as espécies costeiras e demersais. 

A participação de toda comunidade é fundamental

OKEANOS-UAc | IMAR | Federação das Pescas dos Açores

Deixe um Comentário