Social
Assunção Cristas quer Portugal a liderar “a discussão e a ação sobre o mar”

Assunção Cristas quer Portugal a liderar “a discussão e a ação sobre o mar”

Setenta ministros do mar e seis organizações internacionais participam na “Semana Azul”, em Lisboa. Assunção Cristas admite que o seu objetivo inicial era reunir “20 ministros”.

Para além da reunião ministerial na sexta-feira no CCB, em Lisboa, “A Semana Azul” inclui um fórum empresarial organizado pela AIP, que começa esta quinta-feira e uma conferência promovida pela revista “Economist”.

Na reunião ministerial deverá ser aprovada uma declaração conjunta sobre a economia azul, isto é sobre a sustentabilidade da economia do ar. Na pesca é urgente combater a escassez dos stocks de várias espécies.

Em declarações à TSF, Assunção cristas diz que os pescadores portugueses não podem ficar de fora desse esforço; “Portugal tem de ser um país comprometido com a sustentabilidade a todos os níveis” e a gestão dos stocks de pesca não é exceção. A Ministra do Mar diz que é preciso “cuidado e prudência, não só porque queremos continuar a ser um país de pescadores daqui a 10 e 20 anos, mas também porque o Mundo procura esses bons exemplos”.

Em Portugal, no ano passado, pescou-se menos 17 % do que em 2013. A quebra nas capturas de sardinha deu um contributo importante para essa redução.

Com a “Semana Azul” que se realiza este ano pela primeira vez, Assunção Cristas quer colocar o setor no centro do debate político e Portugal na liderança desse debate; “A nossa visão é que Portugal seja um país líder na discussão e ação sobre o mar”.

Fonte: TSF

Deixe um Comentário