-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Baleia “pediu” a pescadores que a libertassem do plástico (vídeo)
Uma baleia aproximou-se de um barco e “pediu” aos pescadores que lhe retirassem os sacos de plástico em redor do corpo. Depois nadou para longe. O momento foi gravado pela tripulação.
Na Austrália, uma baleia que parecia sufocar com um emaranhado de plástico e linha de pesca na cabeça aproximou-se de uma embarcação e pareceu pedir ajuda aos pescadores para que lhe salvassem a vida. Um deles gravou o momento e o vídeo já está a fazer sucesso na Internet.
Ivan Iskenderian, que trabalhava no barco, explicou que o animal se aproximou de um outro barco em busca de auxílio. Os pescadores desse barco não conseguiram ajudar a baleia porque a embarcação era demasiado alta. A baleia acabou por se afastar e aproximou-se então dos colegas de Ivan Iskenderian. Nadou ao lado e por baixo do casco e só então se acercou dos pescadores para que lhes retirassem os plásticos do corpo.
Quando já estava a salvo, a baleia nadou para longe dos pescadores. O vídeo, gravado por Michael Riggio, invadiu as redes sociais. “Inacreditável” foi a palavra que Ivan Iskenderian utilizou para descrever o sucedido ao site Metro: “não conseguimos acreditar nos nossos próprios olhos. Podíamos ver aquele olho enorme a mirar-nos. De certeza que eles não são burros”, acrescenta.
Já em fevereiro, no Havai, uma baleia de 45 toneladas ficou presa em linhas de pesca durante mais de uma semana. Foi preciso enviar uma equipa com uma faca para libertar as cordas – tendo aproveitado também para prender um pequeno sensor que permite seguir os movimentos da baleia por GPS.
Fonte: Observador