Social
Campanha “Açores Entre Mares 2018” promove literacia sobre os oceanos em todo o arquipélago

Campanha “Açores Entre Mares 2018” promove literacia sobre os oceanos em todo o arquipélago

A campanha ‘Açores Entre Mares 2018’, dinamizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, arranca domingo, 20 de maio, no Dia Europeu do Mar, em todas as ilhas do arquipélago e decorre até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, subordinada ao tema ‘Lixo Zero no Mar dos Açores’.

Esta iniciativa, que se realiza todos os anos na Região, e que já vai na nona edição, promove o conhecimento do mar e a sustentabilidade das atividades marítimas, envolvendo a sociedade açoriana na proteção e valorização do ambiente marinho do arquipélago.

Para o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, o ‘Açores Entre Mares’ é “uma oportunidade de divulgar e sensibilizar a sociedade para a importância do conhecimento sobre os oceanos”, acrescentando que esta campanha visa “aprofundar também a nossa cultura, intrinsecamente marítima, num quadro de cidadania ativa e de participação pública”.

Filipe Porteiro destacou duas iniciativas centrais na campanha deste ano, nomeadamente a segunda edição do Concurso Multi-Artes ‘O Mar é Já Aqui’, agora denominado ‘Prémio Artes Entre Mares’, nas modalidades de pintura, fotografia, vídeo e banda desenhada.

Organizado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Direção Regional da Cultura e com o Observatório do Mar dos Açores, este concurso pretende incentivar e estimular a criatividade e a originalidade dos concorrentes, sensibilizando-os para a proteção e conservação dos oceanos, em especial do Mar dos Açores.

Será atribuído um prémio para o 1.º e 2.º lugar de cada uma das modalidades a concurso, sendo que o prémio atribuído ao 1.º lugar corresponde a 1.200 euros e ao 2.º lugar 500 euros.

A Campanha ‘Lixo Zero no Mar dos Açores: Ação de Limpeza da Orla Costeira dos Açores’ é outra das iniciativas centrais do ‘Entre Mares 2018’, estando previstas várias ações de limpeza costeira em simultâneo em todas as ilhas do arquipélago no dia 26 de maio.

O ‘Açores Entre Mares’ e, em específico, a ação de limpeza da orla costeira do arquipélago está inserido nas comemorações do Dia Europeu do Mar, que congrega iniciativas cidadãs em vários países da Europa marítima.

O ‘Açores Entre Mares’ é coordenado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar e conta com a operacionalização da Azorina e dos Parques Naturais de Ilha, tendo ainda como ‘parceiros ‘Entre Mares’ escolas, câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, como escuteiros, e clubes navais, entre outros.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário