-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Campanha do atum-rabilho abre com alerta de gestão sustentável de Bruxelas
A Comissão Europeia reiterou esta segunda-feira, a propósito da abertura da campanha de pesca do atum-rabilho, que envolve navios portugueses, o seu empenho na gestão sustentável da espécie.
A principal campanha de pesca do atum-rabilho no Mediterrâneo e no Atlântico iniciou-se no domingo, decorrendo até dia 24 de junho, sendo as quotas atribuídas a navios cercadores, juntamente com as atribuídas às armadilhas, 83% da quota total da UE para 2013, que é de 7.548,1 toneladas.
Participam nesta pescaria navios de sete Estados-Membros da UE (Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, Malta e Chipre).
A pesca do atum-rabilho é regulamentada pela Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), que já adotou um plano plurianual de recuperação reforçado para a espécie.
O plano inclui um programa rigoroso de controlo e de inspeção das capturas, envolvendo uma grande quantidade de inspetores e navios e aeronaves de patrulha, coordenados pela Agência Europeia de Controlo das Pescas e pelos Estados-membros em causa.
As reservas de atum rabilho diminuíram drasticamente desde a década de 1990, levantando sérias preocupações sobre a preservação da espécie na Europa.
Fonte: AçorianoOriental