Social
Carlos césar anuncia ativação do Fundopescas em casos pontuais e comprovados

Carlos césar anuncia ativação do Fundopescas em casos pontuais e comprovados

O Presidente do Governo dos Açores anunciou a convocação do Conselho Administrativo do Fundopescas, de forma a poder ser ativado o Fundopescas.

O governante, que falava no final de uma audiência que concedeu à Federação das Pescas dos Açores, precisou que tal ativação se fará apenas nos “casos pontuais e comprovados” que a justifiquem.

César acentuou que “o Fundopescas não é um organismo destinado a dar subsídios”, mas antes “um fundo que existe para quem está impedido, por razões de mau tempo, de ir à pesca”, acrescentando que a Federação das Pescas indicou ao Governo Regional casos em que tal medida deve ser aplicada.

Sublinhando que, no atual momento de crise, há incidências externas que o Governo Regional não pode controlar, apontou exatamente o caso do sector das pescas como um dos mais afetados, pois, por exemplo, a Região exporta peixe
para compradores italianos e espanhóis que sempre pagaram e agora não pagam e, por outro lado, caiu para menos de metade o volume de negócios em Vigo.

Defendendo não fazer sentido que as pescas deixem de constituir – num arquipélago como o dos Açores – uma componente importante da estrutura produtiva regional, o Presidente do Governo adiantou que vão ser analisadas, em conjunto com a Federação das Pescas, algumas decisões que melhorem a mobilidade dos profissionais do setor, de forma a aliviar a pressão provocada pelas dificuldades de emprego em outras áreas de atividade.

Por outro lado, da parte da Federação das Pescas dos Açores, à preocupação face à redução de capturas que se tem verificado nos últimos tempos.

“Este é um problema grave que tem reflexos na vida dos pescadores”, disse José António Fernandes.

Com uma quota anual de 1160 toneladas, José António Fernandes afirmou que, em 2011, foram capturadas apenas cerca de 650 toneladas de pescado.

Uma situação que, aliada ao “excesso de pessoal no sector”, faz aumentar as dificuldades na área das pescas.

Fonte: Radio Atlântida

25 Comentários neste artigo

  1. blank
    pasmado

    o pamplonão não quer tirar subsicios de gasoleo e licenças de pesca aos piratas…sr presidentes das associações lutem por uma pesca mais responsavel e que esse piratas, que todos sabemos quem são, sejam postos na linha ou deixem a pesca…senão amanhã ninguem se aguenta com tanta impunidade

    Responder
  2. blank
    pasmado

    O fundopesca pode ser muito util, se bem aplicado…mas não se podem esquecer que do dinheiro distrbibuido, só cerca de 15 % vendo doscontos em lota…não dá para todos…Meus senhores, estamos a ficar sem peixe e ninguem põe ordem na casa…Costa norte de S. jorge, costa noroeste, Norte da Terceira, Ponta da manhenha…a pirataria continua e ninguem os para….

    Responder
  3. blank

    Boa noite a todos. o meu nome e Jose e sou quem tem feito os comentarios de resposta ao desgoverno porque acho este site muito interesante e gosto de ler os comentarios mas quando estou a gostar este desgoverno aparece e começa a picar.
    peço desculpa se nao expliquei bem o que queria mas nao o estava a convidar para uma luta mas sei quem ele e e nao costuma dar a cara, falnado mal sempre. gosto deste site e espero que nao me tenham como um rufia porque nao sou. sou da pesca e a minha familia ja e da pesca, muito antes de eu nascer. Defendo a pesca e sei que devemos defender aquilo de que gostamos. existem coisas que estao bem, outras menos bem e outras bem mal mas se nos juntarmos todos, as coisas podem mudar por isso acho bem que tenham criado essa associaçao e nao importa a sede dela. importa o que pode fazer por nos. por isso critico o desgoverno.
    boa noite.

    Responder
  4. blank
    Marinheiro

    A lição não era para si, mas sim para o outro senhor. Assim já começa a fazer sentido essa historia da sede social. Então os pescadores de Rabo de Peixe são defendidos na Ribeira Grande se quiserem…
    por um lado, acho bem que tenha havido uma sessão de esclarecimento para as pessoas saberem que associados conseguem lutar pelos seus direitos e incentiva-las. Mas concordo consigo e talvez nem o diabo entenda, como pode ser possivel a Associação de Rabo de Peixe ter sido criada por algum de fora?
    Ou existem pessoas com muita vontade de ajudar os pescadores de Rabo de Peixe (até associações, com o trabalho que dá) ou ter uma associação dá muito jeito.
    Não sei quem será o presidente dessa associação, mas caso não seja pescador, ou de familia de pescador é po-lo daí pra fora, já que a competência tá á vista .

    Responder
  5. blank

    Sr. marinheiro, muito obrigada por ter dado uma “Lição” do que é ou deve ser uma Associação, estou eternamente agradecida pelo que aprendi consigo, de facto não há nada de raro numa Ass. que tem a sua sede social longe do local donde supostamenta ela irá actuar, o que tenho ouvido falar é que não havia pescadores de R. Peixe nos membros fundadores, e que até tiveram que fazer sessões de esclarecimento na Vila, para que os pescadores soubessem para que servia da dita cuja, enfim vá o diabo ententer. Quanto a concorrer a direcção da mesma esta não é a minha area mas uma coisa posso dizer-lhe é que se calhar fazia muito melhor do que alguns Presidentes de Associações, e seguindo o seu conselho começava por Ouvir os associados em vez de dar ouvidos a outros… e fico por aqui. Pois muitas são as situações que quem dirige as Ass. serve muito mal os seus associados.

    Responder
  6. blank
    PEREIRA

    BEM ..REALMENTE ISTO DE SE FAZER AMEAÇAS” a gente encontra-se por ai .vamos combinar” NÃO FAZ QUALQUER SENTIDO, NEM ME PARECE QUE ESTE SITE SIRVA PARA ISSO, PORTANTO SR, RESPOSTA, ACALME-SE E DIGA LÁ OS SEUS PONTOS DE VISTA MAS SEM STRESS,….OH HOMEM….O PEIXE É POUCO PARA TODOS……….

    Responder
  7. blank

    Estou indignada com tanta falta de respeito, deste Sr. “resposta a tudo”, primeiro deve ser um democrata exemplar, não respeita as opiniões dos outros, depois faz ameaças aos participantes deste site, depois refere que “isso não é controlado” porqué? gostava que fosse controlado. A velha senhora já foi á muito tempo julgo que todos os participantes devem dizer o que pensam e não aquilo que o Sr. quer, não sei mas parece-me uma pesoa muito nervosa. Um conselho vá com calma e respeite as opiniões contrarias.

    Responder
  8. blank
    Desgoverno

    Isto é uma associação feita pelo pampolão

    Responder
    • blank
      Marinheiro

      as associações não são feitas por uma pessoa, nem o pampolão consegue fazer associações.
      Associação quer dizer grupo de pessoas que se juntam seguindo os estatutos por elas criadas. Sr. Desgoverno, se tem capacidade para escrever sem erros, ao menos seja capaz de acabar as frases.
      Respondendo à Aurora, não vejo como conhecendo os pescadores vou achar achar estranho uma associação ter uma sede social onde for. O que eu acho estranho é uma associação que serve para representar os interesses dos pescadores (espero eu) ser alvo de tanta critica.
      Meus senhores e senhoras, se é uma associação, tem associados, se tem associados, tem eleições para os cargos de dirigente, se tem eleições porque razão não concorrem os senhores??? Têm medo de ter de perder dias de pesca para resolver os problemas dos outros? Custa muito lutar pelo peixe do vizinho?
      Eu não entendo meus senhores, como pagando cotas e sendo associados, vocês continuam a reclamar! Façam pela vida, concorram à direcção da associação! São os pescadores que tem de dirigir a suas associações.
      Se eu não tenho razão, porque razão existem essas associações?
      Parece-me que elas caem do céu aqui nos Açores, só não vejo é estes senhores nas reuniões, a menos que seja a semana das pescas e o Cesar pague a almoçarada à malta! (peço desculpa mas precisam mesmo de abrir os olhos)
      Um homem anda no mar, trabalha que se farta, chega a terra e só vê choradinhos ao dinheiro publico. Se ficam em terra, ao menos que trabalhem na associação. Cá para mim isto é muito pescador que não gosta do cheiro do peixe na roupa.

      Responder
  9. blank

    Sr. Marinheiro não acha esquesito que uma Ass. de Pescadores de R. Peixe tenha a sua sede social na Ribeira Quente, só mesmo quem não conhece os pescadores é que acha isto possivel. Quanto ao site que o Sr. refere não me parece que seja da Federação pois tem varios artigos do Sr. Liberato, ea federação es ele estão de costas voltadas á muito tempo. pobres pescas!!!

    Responder
  10. blank
    desgoverno

    Federação das pescas
    sede social – secretaria das pescas
    como é???

    Responder
    • blank
      Marinheiro

      Alguma coisa para dizer sobre a APRAP e Federação das Pescas? Sobre a sede social?
      Desculpem meus senhores, que a gente fale em código por causa dos abutres e urubus, ainda vai… mas podiam adiantar mais alguma coisinha pra discussão.
      Pesquisei sobre a APRAP e nada encontrei. Sobre a Federação fica a dúvida, o site http://WWW.pescas.net é da federação?

      Responder
      • blank
        resposta ao desgoverno

        a federação das pescas nao tem site nem nunca teve nem quando era com o outro presidente de sao miguel. esse site do pescas.net foi uma criação da associaçao maritima acoriana e que esta sendo utilizada para publicar alguns artigos sobre a pesca.
        tenho de voltar a falar sobre quem se esconde por tras deste desgoverno: vergonhoso. manda-se iscas em temas que nada tem a ver com estas associaçoes. quando o antigo presidente estava na federaçao nao se criticava quando isto mudou, o desgoverno desgovernou-se e so mostra que gossta de ser capacho. abre os olhos e nao te humilhes. da a cara porque sei que es de san miguel e a gente encontra por ai se quiseres, amigo. vamos combinar?

        Responder
        • blank

          Caro Sr. “Resposta”!

          Espero que compreenda a nossa intervenção, mas como já uma vez tínhamos informado os caros comentadores deste site, assuntos pessoais do carácter ofensivo/ameaçador/etc. não são permitidos neste site, com o risco dos comentários serem apagados da página.

          Mais uma vez obrigada pela compreensão!

          APEDA

          Responder
          • blank
            Anónimo

            peço desculpa mas cho que os meus comentarios nao foram ofensivos. so acho que se discutem temas e depois existe este “desgoverno” que esta constantemente a picar e desculpe a expressao “a envenenar” a opiniao publica. cada um tem direito a opinao mas nao desta maneira: lança e depois foge, como pode ver ao longo de todos os comentarios desta pessoa.mais uma vez peço que nao veja os meus comentarios como ofensivos, ameaçadores, etc porque nao era o que queria. e compreendo a vossa intervençao.

  11. blank
    Mascarenhas

    APRAP – ASSOCIAçãO PESCADORES DE RABO DE PEIXE
    Sede Social – RIBEIRA QUENTE
    Como è????

    Responder
    • blank
      resposta ao desgovernp

      oh desgoverno andas a ser pago para criticar quem te paga ou vens aqui para fazer criticas contrutivas e discutir os temas??? pois mas quem te paga deve te pagar bem, nao? Tem vergonha. e depois apareces com outros nomes porque isto nem e controlado. pelo menos se esperto ou entao inteligente. quem ja se apercebeu, todos os teus comentários sao uma vergonha. todos iguais e com o mesmo objetivo.

      Responder
  12. blank
    PEREIRA

    POIS, …ISTO REALMENTE É UM PROBLEMA MAIS VASTO, CONCORDO TAMBEM CONSIGO, MAS ESTE PROBLEMA É MAIS ESTRUTURAL, E REALMENTE O GOVERNO NÃO TEM SEGUIDO UMA POLITICA CORRETA NAS PESCAS DE VÁRIOS ANOS A ESTA PARTE, SINCERAMENTE NÃO VEJO COM BONS OLHOS ESTA POLITICA, MAS NÃO ESTOU A VER UMA MUDANÇA PARA JÁ……….NEM VONTADE EM MUDAR…..

    Responder
  13. blank
    Ponta dos Rosais

    Senhor Pereira, permita-me discordar consigo e explicar melhor porque o faço.

    Em relação ao Fundopescas, foi alvo de uma auditoria que o senhor pode encontar em http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2007/audit-sratc-rel010-2007-fs.pdf
    onde se chega à conclusão, que de facto é um fundo para auxiliar em casos de mau tempo e quando bem documentados(para não falar do resto). Na minha opinião, toda a gente sabe que o mau tempo a sério quando vem, para além de meses sem marés também se afundam navios, quebram molhes e sabe-se lá quais desgraças. Depois onde se irá pedir esse dinheiro, caso passe um furacão?
    Ainda em relação a esse dinheiro que o senhor diz que é de todos nós, penso que não devia ser distribuido desta forma. Pois senhor Pereira o dinheiro assim é o problema das pescas, senão pense nisto.
    O governo anunciou que vai investir 30 milhões de euros nas pescas, por isso dinheiro não vai faltar. Depois a causa do problema é a falta de peixe, mas o dinheiro vai ajudar o pescador que vende o peixe por isso resolve-se o problema do pescador (mas o peixe falta na mesma). Os comerciantes vão chegar ao fim do ano com milhares de euros de prejuizo devido à crise e à falta de peixe no arquipelago, logicamente iram pedir apoios junto ao governo, talvez pelo risco da perda de postos de trabalho(para pressão).
    O governo entregará mais dinheiro e o peixe? A pesca? Se vier mau tempo?
    Volto a dizer, falta vontade das associações e federação e do governo, para TRABALHAR. E o dinheiro a ser demais, que se utilize para mudar a forma de pescar e de vender o peixe. Porque não são os comerciantes a utilizar o Fundopescas? Porque eles já têm o deles e deve chegar para uns bons meses a perder dinheiro para continuar a compra-lo barato.
    Espero ter explicado a razão da minha discordia, sem causar ressemtimentos, mas apenas não acredito em rendimentos garantidos, nem dos mínimos nem do da pesca.

    Responder
  14. blank
    PEREIRA

    BEM,EM RELAÇÃO A ESTE ASSUNTO PENSO QUE O FUNDO PESCAS DEVERIA SER DADO REALMENTE EM CASOS DE MAU TEMPO, UMA VEZ QUE FOI CRIADO PARA ISSO, MAS POR OUTRO LADO PENSO TAMBEM QUE O GOVERNO SE TEM ESSE DINHEIRO PARA DAR PORQUE NÃO DÁ-LO, EM VEZ DE DAR O RENDIMENTO MINIMO AOS MALADROS E AOS DROGADOS QUE POR AI ANDAM PODE DAR ESSE DINHEIRO AOS PESCADORES QUE DESCONTARAM PARA TAL E QUE TEM A PROFISSÃO + DURA QUE EXISTE NOS AÇORES, SEM QUALQUER DÚVIDA E QUE PASSAM POR MOMENTOS DE DIFICULDADE.

    Responder
  15. blank
    PEREIRA

    É COM PRAZER QUE VOLTO A LER COMENTÁRIOS NESTE SITE,….PENSAVA QUE ESTAVAM DE FÉRIAS……..

    Responder
  16. blank
    Ponta dos Rosais

    Nada melhor para disfarçar a incompetência dos gestores do nosso mar e do nosso peixe, do que atirar notas de 5 euros para os olhos dos pescadores. Algo me diz que isto devia chamar: “Compensação pelo mau tempo no ano de eleições”, como se sabe são sempre anos de muito mau tempo, chove (dinheiro) de todo o lado.
    O importante é saber, vai existir gestão ou não?
    Qual a posição da federação em relação ao defeso que os socialistas anunciaram? E fechar bancos? E limitar o numero de gamelas por lance? E aumentar os anzóis? E aumentar o valor do peixe em lota? Não é para isto que a federação serve? Não, é para pedir a activação do fundopescas porque coitadinhos não conseguem apanhar peixe!
    Qualquer dia nem é preciso ir ao mar para ser pescador.

    Responder
  17. blank

    Sim grande palhaçada, realmente gostava de saber desde Dezembro quantas semanas tivemos de chuva. Que me lembro 3 ou 4 dias agora no final de Fevereiro. A não ser que os Srs. da Federação vivam noutro arquipelago que não o nosso. Isto é conforme lhes convém. Um dia a casa vem abaixo!!!!!

    Responder
  18. blank
    Desgoverno

    Palhaçada

    Responder

Deixe um Comentário